[ABE-L] FSP

Vermelho vermelho2 em gmail.com
Sáb Jun 13 10:43:20 -03 2020


Uma vez fui ao Chile numa época de início de ano letivo e tinha muitas
propagandas, outdoors de faculdades. Tudo, absolutamente tudo, era
engenharia!!
Essa discussão vai muito longe ainda!
*Antonio José Ribeiro Dias - Vermelho*


Em sex., 12 de jun. de 2020 às 10:35, Heliton Tavares <
helitontavares em gmail.com> escreveu:

> Prezados(as),
> Na minha opinião, ficou muito claro o trecho "A estatística, sua prima, é
> a área da matemática...", não necessariamente vinculado ao currículo da
> educação básica. Mas isso não me espanta, pois sei que muitos matemáticos
> pensam assim, também compartilhado por membros da área de atuação em
> estatística. Em suma, no BR essa relação não parece estar bem resolvida.
>
> Se por um lado há a interpretação de que as engenharias, física,
> estatística etc. são subáreas da matemática, há os que defendem que ela é
> só um instrumental básico para tais áreas. Eu defendo que a matemática tem
> vida própria, mas que também serve de linguagem e instrumentos para outras
> áreas. Não é porque escrevemos nossos textos em português, inglês etc. que
> também somos subáreas destas.
>
> Um excelente final de semana a todos.
>
> Héliton
>
>
> On Fri, Jun 12, 2020 at 1:07 AM Carlos Alberto de Braganca Pereira <
> cpereira em ime.usp.br> wrote:
>
>> Sendo um pouco mais radical, coloque probabilidade 1 na estat e prob
>> temos a matemática
>> C
>>
>> Em qui, 11 de jun de 2020 21:28, Doris Fontes <dsfontes em gmail.com>
>> escreveu:
>>
>>> Sobre esse artigo em particular do Prof. Marcelo Viana, concordo com o
>>> Prof. Imbuzeiro: acredito que o Prof. Marcelo se referia ao ensino de
>>> estatística e probabilidade que está dentro da disciplina de matemática.
>>> Não há "licenciado em estatística" (embora já houvesse uma tentativa na
>>> UFRGS). A nova BNCC pretende inserir estatística e probabilidade desde o
>>> ensino fundamental 1 (alunos a partir de 6 anos) até o ensino médio, tudo
>>> dentro do escopo da matemática. Talvez a preocupação maior da comunidade
>>> estatística deva ser como capacitar os pedagogos a ensinar "noção do acaso"
>>> e "incertezas", ou como ler uma tabela 2x2, ou um gráfico simples, para
>>> seus alunos de 6 anos de idade.
>>>
>>> Doris
>>>
>>>
>>> Em qui., 11 de jun. de 2020 às 16:04, Basilio de Braganca Pereira <
>>> basiliopereira em gmail.com> escreveu:
>>>
>>>> Errata
>>>> Nascimento de uma variável aleatória
>>>> Basilio
>>>>
>>>> Enviado do meu iPhone
>>>>
>>>> Em 11 de jun de 2020, à(s) 13:55, Roberto Imbuzeiro Moraes Felinto de
>>>> Oliveira <rimfo em impa.br> escreveu:
>>>>
>>>> Caros,
>>>>
>>>> A discussão sobre se Estatística é ou não parte da Matemática é rica,
>>>> interessante e infindável. Para dar um exemplo, o artigo da Wikipedia em
>>>> inglês sobre "Statistics" dizia na primeira frase que ela era uma área da
>>>> Matemática. Isso foi mudado, mas a discussão ainda está na "Talk page" para
>>>> quem quiser ver.
>>>>
>>>> Chamo a atenção para um ponto. O artigo em tela é sobre o que se ensina
>>>> escolas brasileiras. Nelas, o conteúdo de Probabilidade e Estatística é
>>>> todo dado nas aulas de Matemática. Nesse contexto, parece adequado não
>>>> abordar os pontos acima.
>>>>
>>>> Abraços,
>>>> Roberto
>>>>
>>>> PS: Para constar, eu mesmo diria que Estatística não é Matemática, nos
>>>> termos do Hedibert. No entanto, essa posição do "não" também tem algumas
>>>> fraquezas, que não tenho tempo de explorar agora.
>>>>
>>>> On Thu, Jun 11, 2020 at 1:26 PM Hedibert Lopes <hedibert em gmail.com>
>>>> wrote:
>>>>
>>>>> Obrigado Pedro e Fábio pelas colocações sobre o artigo (de jornal) do
>>>>> Marcelo Viana, que eu também achei bem generoso com a estatística e a
>>>>> probabilidade, mas também achei bem infeliz assumir que as ciências
>>>>> estatísticas sejam meramente uma sub-área da matemática.  Ou todos os
>>>>> departamentos de estatística que existem fora de institutos, escolas e
>>>>> centros de matemáticas deveriam ser realocados? Particularmente o IME USP
>>>>> deveria então mudar de nome pra IM somente ;)
>>>>>
>>>>> Mas na verdade, eu queria genuinamente aproveitar a deixa e perguntar
>>>>> para quem quiser responder “ O que sobra da estatística se a
>>>>> matemática for retirada? ”
>>>>>
>>>>> Eu já me antecipo e digo o que penso.  A estatística é a ciência que
>>>>> estuda a incerteza através da acumulação e interação entre informação e
>>>>> decisão.  A Matemática é fundamental para seu sucesso assim como também a
>>>>> matemática o é para a física e as várias outras áreas.
>>>>>
>>>>> Abraços a todos,
>>>>> Hedibert
>>>>>
>>>>>
>>>>> Sent from Hedibert's iPhone
>>>>>
>>>>> On Jun 11, 2020, at 10:56 AM, Fabio Prates Machado <
>>>>> fmachado em ime.usp.br> wrote:
>>>>>
>>>>> O que sobra da estatística se a matemática for retirada?
>>>>>
>>>>> _______________________________________________
>>>>> abe mailing list
>>>>> abe em lists.ime.usp.br
>>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>>
>>>>
>>>>
>>>> --
>>>> Roberto Imbuzeiro Oliveira
>>>> Professor, IMPA
>>>> rimfo em impa.br, rob.oliv em gmail.com
>>>> sites.google.com/view/roboliv
>>>>
>>>> _______________________________________________
>>>> abe mailing list
>>>> abe em lists.ime.usp.br
>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>
>>>> _______________________________________________
>>>> abe mailing list
>>>> abe em lists.ime.usp.br
>>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>>
>>> _______________________________________________
>>> abe mailing list
>>> abe em lists.ime.usp.br
>>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>>
>> _______________________________________________
>> abe mailing list
>> abe em lists.ime.usp.br
>> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>>
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20200613/e0c69aa4/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe