[ABE-L] FSP

'Elias T. Krainski' via abe-l@ime.usp.br abe-l em ime.usp.br
Sáb Jun 13 15:38:59 -03 2020

Divisões...

Estatística. Nos EUA separaram os departamentos de Estatística da Matemática, assim como no Brasil. Na Europa não.

Bioestatística. Nos EUA, novamente, separaram. Na Europa não.

Data science. Nos EUA criaram (dezenas) de mestrados com esse nome. Na Europa continua tudo junto.

Há, ainda, quem tenha defendido tese estatística num programa de outra área (economia, por exemplo).
O ruim de dividir é o perigo de cair no problema de se especializar em inutilidades.

Um exemplo é o atual momento em que epidemiologistas (ooops... mais uma área/ciência). E há matemáticos e físicos tentando aprimorar esses modelos epidemiológicos. E há estatísticos e cientistas de dados tentando alguma coisa, afinal há dados por aí... porque não?
Não tem como prever o número de óbitos por covid daqui a 1 semana só com estatística. Estatística sozinha é inútil. E se dividir ainda mais a estatística, menor será a utilidade dos futuros estatísticos.
Uniões...

Abraços,

Elias T. Krainski