[ABE-L] Edital de Produtividade em Pesquisa (PQ) CNPq

Paulo C Rodrigues paulocanas em gmail.com
Sex Jun 19 12:27:51 -03 2020

Bom dia a todos,

na sequência do email do Hedibert decidi fazer uma pequena análise das
classificações apresentadas pelo scimago. Podemos observar o seguinte:

   - A "subject area" Mathematics tem 14 "subject categories", sendo uma
   delas a "Statistics and probability";
   - Existem 2024 revistas na área "Mathematics" e 246 revistas na
   categoria "Statistics and probability" (*~12,15%*)
   - As 10 primeiras revistas na categoria "Statistics and probability"
   estão  nas primeiras 32 revistas da área de "Mathematics" (*31,25%*)
   - As 20 primeiras revistas na categoria "Statistics and probability"
   estão  nas primeiras 72 revistas da área de "Mathematics" (*~27,78%*)
   - As 30 primeiras revistas na categoria "Statistics and probability"
   estão  nas primeiras 115 revistas da área de "Mathematics" (*~26,09%*)
   - As 50 primeiras revistas na categoria "Statistics and probability"
   estão  nas primeiras 224 revistas da área de "Mathematics" (*~22,32%*)
   - As 58 primeiras revistas na categoria "Statistics and
probability" (*limite
   para o Q1*) estão  nas primeiras 291 revistas da área de "Mathematics" (
   *~19,93%*)
   - Ná área "Mathematics" conjuntamente, aparecem revistas classificadas
   como Q1 até posições entre 450 e 500
   - As 117 primeiras revistas na categoria "Statistics and
probability" (*limite
   para o Q2*) estão  nas primeiras 670 revistas da área de "Mathematics" (
   *~17,46%*)
   - Ná área "Mathematics" conjuntamente, aparecem revistas classificadas
   como Q2 até depois da posição 850

Acredito que se analisarmos a  lista da Clarivate Analytics Impact Factor,
as diferenças ainda sejam mais expressivas, uma vez que revistas associadas
à estatística e aplicações tendem a ter mais citações que revistas
associadas à matemática pura.

Agora, imaginem qual seria o impacto (em termos nacionais) para a "área" de
matemática se uma "subárea" (neste exemplo em 14, número bastante menor
considerado pelo CNPq), representando apenas 12% da totalidade das revistas
da "área", inclui *quase um terço das revistas no top 10*, e *quase 25% das
revistas no top 50*. Como é difícil encontrar argumentos contra fatos, a
única forma é a inclusão de critérios subjetivos que permitem alterar os
números e as regras.

Um abraço,
Paulo.

----------
Paulo Canas Rodrigues
*Assistant Professor*, Federal University of Bahia <http://ufba.br>, Brazil
*President*, Brazilian Region of the International Biometric Society
<http://www.rbras.org.br>
*Vice-Coordinator*, Specialization in Data Science and Big Data
<http://ecd.ufba.br>
*Past-Chairman*, Latin American Regional Section (LARS) of the IASC
<http://iasc-isi.org>
*Member of the Executive Committee, *International Association for
Statistical Computing <http://iasc-isi.org/>

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0029960374321970
Web: www.paulocanas.org