[ABE-L] Edital de Produtividade em Pesquisa (PQ) CNPq

Pedro Luis do Nascimento Silva pedronsilva em gmail.com
Sex Jun 19 12:30:37 -03 2020

Caros,

Apesar dos esforços de todos (agradeço ao Hedibert pela lista que forneceu
agora há pouco), continuamos discutindo 'na margem'.

1. Há vários periódicos fora dessa lista que tem grande RELEVÂNCIA. Vou
citar apenas dois, os mais tradicionais da minha área de trabalho: Survey
Methodology; Journal of Official Statistics. São relevantes para a grande
comunidade da Estatística Pública e/ou Oficial, que produz os dados que
informam grande parte das decisões que afetam TODOS NÓS. Já ouvi de
representantes da NOSSA COMUNIDADE que essas revistas não eram listadas
porque não eram importantes... Julgar relevância pelo tamanho da comunidade
(que indiretamente é o que ocorre com vários desses índices) é um caminho
ruim... Nós poderíamos passar dias aqui comparando os índices de citações
das nossas revistas com as da Matemática, mas não chegaríamos nem perto dos
índices alcançados por revistas de outras áreas com comunidades mais
numerosas (Medicina, por exemplo).

2. Parece que nos deixamos levar pela onda de que 'onde publicamos' é mais
importante do 'que publicamos'. Claro que as revistas de maior prestígio
tendem a receber melhores artigos, mas está longe de ser fácil avaliar a
qualidade da produção (e o potencial) de um pesquisador usando como
critério apenas a lista de periódicos onde conseguiu publicar seus
trabalhos. Dá muito mais trabalho avaliar a qualidade dos trabalhos que
usar o rótulo de face do periódico onde foi publicado...

3. Vou citar uma pequena história para dar como exemplo dos riscos de usar
somente critérios desse tipo. Talvez muitos de vocês conheçam o nome de
(George) Ross Ikaka, recém aposentado da Universidade de Auckland (Nova
Zelândia). Mas ele não publicou muito, e quase certamente, nada na maioria
dos periódicos recém citados nas discussões em defesa da posição da nossa
comunidade. A história é relevante porque ele quase foi dispensado da
Universidade de Auckland no início da carreira, e foi protegido lá pelo
chefe do departamento, Alistair Scott, que enxergava longe e pensava fora
da caixinha, e percebeu que ele era muito mais valioso do que o que
aparentava olhando-se apenas o seu 'Lattes' da época. Resultado: ele foi
mantido na universidade, e o trabalho dele talvez seja um dos de maior
impacto na nossa área de que se tem notícia - ele é um dos dois autores do
R! E para curiosidade, a universidade onde ele trabalhou a vida inteira,
num país de pequena população (menos de 5 milhões) e bem afastado dos
centros de decisão do mundo, acaba de ser colocada em primeiro lugar num
ranking de impacto pelo Times Higher Education pelo segundo ano
consecutivo...

Meu ponto é que nossa área precisa assumir uma identidade própria,
autônoma, diversa (no sentido de conter grande diversidade) e inclusiva. A
Estatística está em toda parte, e é relevante POR ISSO. Não é relevante
porque podemos fazer Estatística Matemática bem feita, mas também por isso.
É relevante porque está no centro dos processos de aprendizagem e
desenvolvimento da ciência, em todos os seus campos de saber. Podemos
manter ou atualizar nomenclaturas, para incluir ou andar lado a lado com a
ciência de dados - há defesas para essa nomenclatura - ver por exemplo:
DONOHO, David. 50 Years of Data Science. Journal of Computational and
Graphical Statistics v. 26, n. 4, p. 745–766 , 2017. Disponível em: <
https://doi.org/10.1080/10618600.2017.1384734>.0672326965.

Bem, não quero me alongar. Apoio as iniciativas da ABE para criação de uma
área própria nos órgãos de fomento à pesquisa, separando-a da Matemática,
que tem sido uma 'prima' pouco interessada no desenvolvimento da
Estatística no Brasil.

Saudações a todos, bom fim de semana, e mantenham-se seguros. Pedro.
[image: image.png]

Pedro Luis do Nascimento Silva
IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas - National School of
Statistical Sciences
SCIENCE - Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica -
Secretário
Phone: +55 21 994633376