[ABE-L] um ponto

Maria Eulalia Vares eulalia em im.ufrj.br
Qua Jun 24 14:16:25 -03 2020

Caros colegas,

Não sei muito bem a origem da atual discussão sobre probabilidade no
Sinape, mas pegando carona na mensagem de Fabio, vai aqui o que lembro no
momento, sem grande esforço:

Até o início da EBP (em 1997) tínhamos sempre uma ampla sessão de
probabilidade no Sinape, que durava pelo menos dois dias, além de
minicursos. Fazíamos sempre um esforço para trazer plenaristas de destaque:
por exemplo, Harry Kesten foi plenarista e também participou da sessão em
1992, Tom Kurtz foi plenarista em 2006, aproveitando sua vinda ao Brasil
para IMS+EBP que organizei no impa, para dar dois exemplos em épocas bem
distintas. Foram muitos e já não lembro, mas registros devem existir, tendo
Fabio já colocado alguns dos nomes entre tantos outros que sempre se
empenharam para mantermos o P no sinape. Lembro bem do sinape coordenado
por Roberto Schonmann. Depois da criação da EBP certamente a participação
de probabilistas caiu muito, mas sempre mantivemos um nível de
participação. Alguns problemas existiram, não dá para negar. Do tipo, caso
em que havia uma única palestra (de divulgação) na área de probabilidade, e
ela foi superposta à plenária do homenageado pelo sinape. Lembro também de
2012, em que a EBP foi em Recife e o Sinape em Campina Grande, quando
tentamos conciliar ao máximo.

De fato, no início da EBP eu era favorável a que ela fosse bi-anual e que
no ano do Sinape tivéssemos uma sessão ampla como antes de 1997, mas não
foi este o entendimento do grupo, e precisamos respeitar.

Saudações,

Eulalia