[ABE-L] Canal sobre métodos (lógica, indução, estatística, cognição)

André Martins amartins em usp.br
Dom Maio 3 23:44:34 -03 2020

Oi,

Aproveitando o tempo em casa que muita gente tem, resolvi divulgar o
canal que eu criei com vídeos do curso de Tratamento e Análise de
Dados e Informações (TADI) da USP Leste, seguindo aproximadamente a
versão que eu criei por volta de 2006, mais atualizações e acréscimos.

Já gravei a parte relacionada a cognição e nossos erros (20 primeiros
vídeos, de 3 a 10 minutos cada). Essa introdução é uma versão ampliada
e modernizada da primeira aula do curso e tem por objetivo convencer
que métodos formais, como lógica e estatística são absolutamente
fundamentais para qualquer conclusão sólida. Começo agora a parte
sobre lógica, primeiro dedução, mas espero chegar a indução, incluindo
probabilística, em algumas semanas. A ênfase será sempre em entender
as ideias e quando usar e não em como fazer as contas, o que qualquer
pacote de software faz.

É um curso introdutório, TADI é matéria obrigatória do primeiro ano da
graduação do ciclo básico que todos os cursos fazem na EACH. O canal
chamava TADI até a semana passada. Mas estou apresentando mais do que
cabia no curso. E, como o material é de interesse geral para quem quer
fazer ciência (ou mesmo só aprender a pensar melhor), mudei o nome
para "Raciocinando".

Quem quiser dar uma olhada, a lista dos videos está em:

https://www.youtube.com/watch?v=F0bWvUINPcI&list=PLWsGz_iL1z6NpI7D94S5S_zirwGmlqI_w

Podem repassar a alunos, o objetivo é ter um material mais pensado,
não apenas receitinha de bolo sem saber o porquê das coisas e que seja
acessível por todos. Comentários, aqui ou no canal, também são muito
bem vindos.

Abraços,

André Martins

Professor Associado