[ABE-L] Previsão da curva de infectados e detecção de pontos de mudança

Pedro Alberto Morettin pam em ime.usp.br
Seg Maio 4 12:08:09 -03 2020

Permitam-me enviar o e-mail abaixo, enviado por João R. Sato, da UFABC:

Olá Prof.

Sim, continuamos firme forte com coisas do ministério. Muito trabalho....

Usamos bases públicas.

Para estados

https://covid.saude.gov.br/

Para municipios

https://data.brasil.io

Para Mundo:

https://ourworldindata.org/coronavirus-source-data

Estamos usando modelagem de séries temporais e curve fitting para óbitos,
por serem data driven.

O problema dos modelos SIR e SEIR é que em geral eles resultam em números
apocalípticos e talvez questionáveis. Há muita discussão sobre a validade
destes modelos neste contexto (vide às críticas na mídia no último mês...).

Temos trabalhado mais com este tipo de abordagem:

https://covid19.healthdata.org/united-states-of-america

com paper aqui:

Article <https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.21.20074732v1>

que também tem suas críticas mas é o oficial usado por Washington. Mas é
claro que adaptacoes precisam ser feitas para o cenário brasileiro. Não
basta importar os modelos de fora.

Uma discussão interessante está aqui:
https://www.nytimes.com/interactive/2020/04/22/upshot/coronavirus-models.html

Na minha opinião há muita limitação de como os resultados dos exames são
liberados (por data de resultado e não de pedido, por exemplo) e depende da
velocidade de processamento destes exames. Ou seja, há muitos turning
points que são artefatuais e o modelo precisa considerar o big picture.

Outros materiais interessantes seguem abaixo:

https://fivethirtyeight.com/features/coronavirus-case-counts-are-meaningless/

https://aatishb.com/covidtrends/

Lembrando que TODOS os modelos estão errados, o difícil é discernir quais
são os úteis.

Pedro