[ABE-L] Fwd: Carta ao Ministério da Ciência e Tecnologia

Pedro Luis do Nascimento Silva pedronsilva em gmail.com
Sáb Out 24 19:06:04 -03 2020

Marcos,

Fico feliz por saber que a ABE está atenta e disposta a se manifestar sobre
temas como esse. A título de informação, há uma resolução da Assembleia
Geral da ONU que aprova princípios fundamentais das estatísticas oficiais
(traduzidos pelo IBGE e disponíveis aqui:
https://www.ibge.gov.br/institucional/codigos-e-principios.html?option=com_content&view=article&id=16148
).

Um ministro de estado, ao divulgar dados, os torna oficiais, então a meu
ver, o tema estaria coberto pelos princípios citados.

Em particular, o princípio 4 (transcrito abaixo) diz:

"Princípio 4 Prevenção do mau uso dos dados

Os órgãos de estatística têm direito de comentar interpretações errôneas e
utilização indevida das estatísticas."

Embora a interpretação usual seja de que caberia ao IBGE manifestar-se em
casos assim, eu penso que a ABE é um locus mais interessante, por ser
autônoma e independente de governos.

Em países como EUA e Reino Unido, as respectivas associações
científico-profissionais (ASA e RSS) têm papel destacado em casos
similares, sempre se manifestando publicamente.

Na verdade, penso também que os princípios citados deveriam ser aplicados
de maneira mais ampla, a quaisquer 'estatísticas públicas', sejam ela
oficiais ou não. Ao tornar públicos dados estatísticos, os responsáveis por
sua produção e divulgação deveriam adotar padrões éticos e de qualidade
idênticos, para que seja possível ter estatísticas dignas de crédito, o que
a meu ver é do interesse de todos.

Fica essa provocação à reflexão da comunidade.

Sendo assim parabéns, e sucesso na gestão que se inicia.

Att, Pedro.

Pedro Luis do Nascimento Silva
IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas - National School of
Statistical Sciences
SCIENCE - Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica -
Secretário
Phone: +55 21 994633376