[ABE-L] AJUDA: distribuição do coeficiente de correlação amostral da normal bivariada

'Klaus Vasconcellos' via abe-l@ime.usp.br abe-l em ime.usp.br
Dom Jun 20 23:08:21 -03 2021

A  distribuição do coeficiente de correlação amostral da normal bivariada
quando o valor verdadeiro da correlação é diferente de zero é extremamente
complicada.

A estatística Florence David, em 1938, estudou o problema; ela produziu
todo um conjunto de tabelas para a distribuição do coeficiente de
correlação amostral de acordo com o número de observações e o valor
verdadeiro do coeficiente de correlação.

Acredito que hoje haja programas onde essa distribuição esteja implantada e
possa ser facilmente obtida. Alguém sabe apontar algum software estatístico
que tenha essa distribuição a partir do número de observações e do valor
verdadeiro da correlação?

OBS: Não estou querendo usar isso na prática, estou querendo apenas
referências para dar aos alunos.

Obrigado,

Klaus