[ABE-L] Fw: Causalidade X Correlacao

Hedibert Lopes hedibert em gmail.com
Sex Mar 5 17:34:24 -03 2021

Boa tarde pessoal,

Aproveitando o gancho do Diego pra dizer que para mim a discussão acerca de
correlação/causação parece a discussão acerca de valores.  Correlação é uma
de um universo grande de medidas de associação entre
variáveis aleatórias, só que bem famosa!  P-value é uma forma, também
famosa, de "tentar" discriminar com relação a uma determinada hipótese
científica.  Ambos têm mais defeitos que qualidades, mas seguem sendo
bastante usados.

Aproveito pra divulgar umas compilações que venho fazendo....
http://hedibert.org/compilations/.....com particular ênfase em duas delas:

   1. Causality: Readings in Statistics and Econometrics (2015)
   <http://hedibert.org/wp-content/uploads/2015/10/causality-meeting1.pdf> +
   annotated bibliography here
   <http://hedibert.org/wp-content/uploads/2015/10/annotatedbibliography.pdf>
    & here