[ABE-L] Oficina de Previsão de Séries Temporais e Aplicações

Francisco Louzada Neto louzada em icmc.usp.br
Qua Fev 16 11:27:31 -03 2022


Prezado(a)s Redistas,

O CEPID-CeMEAI realizará a Escola de Matemática Aplicada no fim deste mês, no período de 21 a 25 de fevereiro. 

Entre as oficinas que serão oferecidas nesta edição está a de "Previsão de Séries Temporais e Aplicações", que será ministrada pelo Prof. José Augusto Fiorucci (DEs/UNB).

Séries temporais consistem em uma das principais ferramentas no suporte a tomada de decisões, sendo útil, por exemplo, para a projeção da demanda futura por um determinado tipo de produto ou serviço, planejamento de estoque, planejamento de produção, bem como na análise e precificação de fatores de riscos. Esta oficina tem por objetivo introduzir de forma prática algumas das principais metodologias estatísticas que geralmente são empregadas neste contexto. Exemplos serão apresentados utilizando o pacote “forecast” na linguagem R.

O Prof. José Augusto é Professor Adjunto no Departamento de Estatística da Universidade de Brasília, possui graduação em Matemática Aplicada e Computação Científica com Ênfase em Estatística pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atua como pesquisador principalmente em previsão de séries temporais, modelagem de volatilidade e desenvolvimento de estratégias de investimentos. O Prof. José Augusto participou em 2018 da Competição M4, ficando o seu time em quinto lugar. Em 2020 participou da Competição M5 Forecasting - Accuracy, ficando no top 6%.

As inscrições podem ser feitas neste link <https://forms.gle/nUCHenh55fCGNvATA>.

Notem que as vagas são limitadas. 

Att

Louzada



Prof. Francisco Louzada
CeMEAI ICMC USP São Carlos Brazil                            
http://cemeai.icmc.usp.br
www.grupocer.org/franciscolouzada



-------------- Pr�xima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.ime.usp.br/pipermail/abe/attachments/20220216/58cab0a3/attachment.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe