[ABE-L] ESTATÍSTICA, BIOESTATÍSTICA E CIÊNCIA DE DADOS NOS EUA

Doris Fontes dsfontes em gmail.com
Seg Mar 28 00:29:07 -03 2022

AMSTAT MAGAZINE

"The number of statistics and biostatistics bachelor’s degrees awarded in
2020 increased 474 percent since 2010, capping what can justifiably be
termed the decade of statistics." (passou de 861 em 2010 para 4942
formandos em 2020).
[image: image.png]
https://magazine.amstat.org/blog/2021/10/01/undergrad-stats-degrees-up/

No Brasil, se compararmos o mesmo período, houve um decréscimo de 5%, ou
seja, passou de 471 formandos em 2010 para 446 em 2020.

[image: image.png]

[image: image.png]
Chamei de "vagas não aproveitadas" a quantidade de vagas que poderiam ter
resultado em "formandos". Por exemplo, em 2020 a UFS declarou no censo que
houve 50 vagas novas oferecidas, no entanto, formou-se apenas 1 aluno,
havendo um "desperdício" de 49 vagas. Logicamente que esse aluno entrou
pelo menos quatro anos antes, mas historicamente, o nº de formandos é baixo
(embora não seja tão baixo assim).

De toda a forma, acho que vale pensar um pouco nos motivos que levam tantos
alunos a desistirem da estatística. Fala-se muito em Cientista de Dados
como um "novo" profissional que vai tomar o lugar do estatístico, mas,
formando tão poucos estatísticos, acho que nem podemos pretender suprir a
demanda por profissionais de análise de dados.

Abraços,
Doris
Um anexo em HTML foi limpo...