[ABE-L] Seminário de Educação Estatística

Marcos Nascimento Magalhaes marcos em ime.usp.br
Qui Out 24 15:33:10 -03 2024


Olá a todos,
Na próxima sexta-feira, 25/outubro/2024, às 16 hs teremos o Seminário
de Educação Estatística. A apresentação será de Leandro Souza
(Universidade Federal de Uberlândia)
com título: "Desvelando desigualdades: Educação Estatística numa
perspectiva Crítica e Interseccionalidades".
Os links da transmissão online são:
Google Meet: https://meet.google.com/mmu-itpy-zbx
Youtube: https://youtube.com/live/8T4Zv6_I430?feature=share
O resumo da apresentação vai abaixo e todos são bem vindos.
Abraços,
Marcos Magalhães
Departamento de Estatística
IME-USP
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Leandro Souza -  Universidade Federal de Uberlândia
Título: "Desvelando desigualdades: Educação Estatística numa
perspectiva Crítica e Interseccionalidades".
Resumo
A educação estatística na perspectiva crítica pode contribuir para a
formação de cidadãos mais justos e críticos, capazes de compreender
interseccionalidades e utilizar dados para desafiar narrativas
dominantes que naturalizam as desigualdades. O Grupo de Pesquisa GEMEC
por meio da Estatística estuda a interseccionalidade e foca na maneira
como diferentes categorias sociais — como raça, classe, gênero,
orientação sexual, regionalidade e etnia — se entrelaçam, criando
camadas complexas de privilégio e de opressão. Ao estudar
interseccionalidades com estudantes do ensino médio e fundamental por
uma lente estatística, buscamos não apenas expor as desigualdades, mas
também entender como múltiplas identidades influenciam a experiência
de injustiça social dos indivíduos. A metodologia de pesquisa
empregada foi a participante, com uso de técnicas da observação, na
qual foi possível conectar as práticas pedagógicas à realidade social
dos estudantes. No grupo, de forma colaborativa, propostas pedagógicas
são estruturadas para que os estudantes estudem e analisem dados
relacionados a desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que
desenvolvam estratégias para divulgar suas reflexões e conclusões. Os
resultados preliminares apontam que a utilização de uma abordagem
crítica na educação estatística, baseada em dados do IBGE, permite que
os alunos compreendam de forma mais profunda as dinâmicas sociais que
fazem perpetuar as desigualdades. A análise interpretativa dos dados
coletados sugere que a formação crítica proporcionada por essa
metodologia tem o potencial de auxiliar os estudantes a agir de
maneira consciente e informada sobre as questões sociais.


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