[ABE-L] RES:=?ISO-8859-1?Q?_Anivers=E1rio_de_Te?=ixeira de Freitas

Pledson Guedes de Medeiros pledson em ccet.ufrn.br
Qua Abr 1 17:58:04 -03 2015


Olá Denise,
tive a curiosidade de procurar essa rua em Natal e descobri, no site dos Correios, que na verdade fica no Bairro de Pinheiros, em Maceió-AL. Que pena pois passaria a ser um ponto turístico para os próximos eventos que organizássemos em Natal...

No site dos Correios temos:

 Logradouro:  Rua Estatístico Teixeira de Freitas 
 Bairro:  Pinheiro 
 Localidade / UF:  Maceió/AL 
 CEP:  57055-660

Att,

Prof. Pledson Guedes de Medeiros 
Professor Associado 
Sala 80 - Departamento de Estatística(DEST) - CCET - UFRN 
Fone: (84) 3215-3786

---------- Original Message -----------
From: Denise Britz do Nascimento Silva <denisebritz em gmail.com> 
To: Luiz Sergio Vaz <luizvaz em sarah.br> 
Cc: "abe-l em ime.usp.br" <abe-l em ime.usp.br> 
Sent: Wed, 1 Apr 2015 16:12:44 -0300 
Subject: Re: [ABE-L] RES: Aniversário de Teixeira de Freitas

> Luiz Sergio
>  
> há também uma rua em Natal com seu nome. Na verdade havia.. faz muitos anos .. numa ocasião de férias tirei foto de uma placa de rua com o nome Estatístico Teixeira de Freitas.
>  
> Não sei se a rua, a placa ou a foto ainda existem... vou procurar a foto...
>  
> Abraços
> Denise
> 
> Em 1 de abril de 2015 15:03, Luiz Sergio Vaz <luizvaz em sarah.br> escreveu:
> 
> 
> Profa. Denise,
> Muito bom seu post. 
> Não sabia que a cidade de Teixeira de Freitas/BA tem esse nome em homenagem ao estatístico Teixeira de Freitas, fundador do Instituto Nacional de Estatística que depois virou IBGE.
> A partir de agora, ao passar por Teixeira, na BR101, rumo às belas praias da Bahia, temos mais um motivo para celebrar!
>  
> 
>  
> De: abe [mailto:abe-bounces em lists.ime.usp.br] Em nome de Denise Britz do Nascimento Silva
> Enviada em: terça-feira, 31 de março de 2015 19:50
> Para: abe-Lista
> Assunto: [ABE-L] Aniversário de Teixeira de Freitas
> 
>  
> 
> Caros
> 
>  
> 
> segue texto divulgado pela Comunicação Social do IBGE sobre  o aniversário de Mário Augusto Teixeira de Freitas. 
> 
>  
> 
> http://memoria.ibge.gov.br/sinteses-historicas/pioneiros-do-ibge/mario-augusto-teixeira-de-freitas
> 
>  
> 
> IBGE lembra os 125 anos de Teixeira de Freitas
>  
> O IBGE lembra, em 31/03/2015, os 125 anos do nascimento de um de seus pioneiros: Mário Augusto Teixeira de Freitas. É tamanha a sua importância, que não é possível falar de estatística em nosso país na primeira metade do século 20 sem tocar em seu nome. 
> Teixeira de Freitas nasceu em São Francisco do Conde (BA), em 31 de março de 1890, mas passou a infância em Curitiba (PR). Em 1908, foi para o Rio de Janeiro, prestar exames para a Faculdade Nacional de Direito. Ao mesmo tempo entrou, por concurso, na Diretoria Geral de Estatística (DGE) onde ascendeu profissionalmente até que, em 1920, foi indicado para ser o delegado-geral do Recenseamento em Minas Gerais, a fim de organizar a operação censitária no estado. 
> Fez um trabalho tão brilhante, que foi convidado para chefiar a repartição de estatística estadual mineira. Após a chamada Revolução de 1930, voltou ao Rio de Janeiro e assumiu a Diretoria Geral de Informações, Estatística e Divulgação, do Ministério da Educação e Saúde Pública, no governo de Getúlio Vargas. Começou ali a sua luta pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que conseguiu ver criado em 1934 e instalado em 29 de maio de 1936. 
> Em 1938, o INE passou a se chamar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela associação, nas mesmas bases de cooperação interadministrativa, com o sistema de atividades e pesquisas geográficas. 
> O IBGE foi, sem dúvida, a criação máxima do pensamento e ação de Teixeira de Freitas. No Instituto, ele levou a cabo o seu sonho. Tornou-se seu primeiro secretário-geral, cargo que ocupou por 12 anos, construindo os alicerces e as paredes daquela que seria chamada por muitos de [UTF-8?]“Casa de Teixeira de [UTF-8?]Freitas”. 
> Esse legado está vivo e presente no trabalho contínuo do IBGE, sempre com o objetivo de, por meio de suas pesquisas estatísticas e produção geocientífica, contribuir para um melhor conhecimento do Brasil. 
> Fornecer informações fundamentais a importantes discussões sobre a realidade do país, seu futuro e os desafios a serem enfrentados está na essência do nosso trabalho. 
> Honrando as bases estabelecidas por Teixeira de Freitas há quase 80 anos, o IBGE segue com grandes projetos nacionais tendo se tornado referência internacional com sua excelência reconhecida em premiações nas mais diversas áreas.
> Coordenação de Comunicação Social do IBGE
>  
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe
> 
> 
------- End of Original Message -------
 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150401/aa3d54b5/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe