[ABE-L] stop teaching frequentism

Richard Santos jamesrichardsantos em gmail.com
Qui Abr 16 11:58:56 -03 2015


Sim, até porque, inclusive, na análise quantitativa não existe só a
estatística, além da estatística clássica e bayesiana, tem os modelos
computacionais, os econométricos, os matemáticos, big data, etc etc, que,
creio, o estatístico deve conhecer também, então não se deve ficar restrito
só a estatística, quanto mais à estatística clássica ou bayesiana.
Att.
Richard

Em 16 de abril de 2015 08:42, Vermelho <vermelho2 em gmail.com> escreveu:

> Depois desses dois comentários pouco há que se falar.
> Conhecimento amplo e irrestrito para que cada um possa escolher seu
> caminha!
>
> Vermelho
> F.: (21) 2501 2332 - casa
>            2142 0473 - IBGE
>
> Em 15 de abril de 2015 23:32, Alexandre Galvão Patriota <
> patriota.alexandre em gmail.com> escreveu:
>
>> Completamente de acordo com o Pedro: "[m]ais conhecimento, mais
>> capacidade crítica, e não censura ou proibições..."
>>
>> Concluir que uma única forma de pensar deve ser utilizada para tratar
>> todos os problemas mostra quão limitada é a capacidade critica do analista.
>> Se o individuo não consegue entender que o domínio de aplicação daquela
>> forma de pensar nem sempre é válido e que outros domínios podem ser
>> consistentes para o problema em questão, então eu só posso lamentar... é
>> extremamente difícil discutir com uma pessoa que só tem uma ferramenta para
>> interpretar o mundo: "para quem só conhece o martelo, todos os problemas
>> são pregos" (Abraham Maslow). O problema é quando a domesticação do martelo
>> fica generalizada.
>>
>>
>>
>>
>> 2015-04-15 21:31 GMT-03:00 Pedro Luis do Nascimento Silva <
>> pedronsilva em gmail.com>:
>>
>> Colegas,
>>>
>>> não sou especialista no tema, mas me atrevo a discordar frontalmente de
>>> propostas como essa, que advogam a lógica de 'ensinar menos' ou 'proibir
>>> usar' ferramentas ou métodos.
>>>
>>> Os que recomendam esse tipo de prática parecem querer inibir o
>>> conhecimento, e o fazem sob o argumento de que os que recebem a edução são
>>> incapazes de refletir e escolher por si mesmos o que fazer com esse
>>> conhecimento.
>>>
>>> Mais conhecimento, mais capacidade crítica, e não censura ou
>>> proibições...
>>>
>>> Pedro.
>>>
>>>
>>> Em 15 de abril de 2015 20:57, Basilio de Braganca Pereira <
>>> basiliopereira em gmail.com> escreveu:
>>>
>>>> Quem leu a discussão no boletim do ISBA segue anexo outro banimento.
>>>> Levei esta ideia  no primeiro encontro 1 Bayesian Biostatistics-1978
>>>> para o Don Barry, parece que Briggs é outro adepto.
>>>> Com a palavra os Bayesianos
>>>>
>>>> _______________________________________________
>>>> abe mailing list
>>>> abe em lists.ime.usp.br
>>>> https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe
>>>>
>>>>
>>>
>>>
>>> --
>>> Pedro Luis do Nascimento Silva
>>> *ISI President-Elect 2013-2015*
>>> IBGE - Escola Nacional de Ciências Estatísticas
>>> Phone: +55 21 21424957
>>>
>>> _______________________________________________
>>> abe mailing list
>>> abe em lists.ime.usp.br
>>> https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe
>>>
>>>
>>
>> _______________________________________________
>> abe mailing list
>> abe em lists.ime.usp.br
>> https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe
>>
>>
>
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe
>
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150416/c9f584fc/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe