[ABE-L] stop teaching frequentism

Marcelo Rubens dos Santos do Amaral mrubens em ime.uerj.br
Qui Abr 16 19:41:42 -03 2015


Em 16/04/2015 19:02, "Marcelo Rubens dos Santos do Amaral" <
mrubens em ime.uerj.br> escreveu:

> Identifico algumas hipóteses para estas posições que preferem comodamente
> tentar eliminar as alternativas ou o contraditório do que refletir sobre
> eles:
>
> 1) Entende do assunto mas discorda dele e acha que a alternativa ou o
> contraditório são piores;
>
> 2) Acha que entende, mas pelo entendimento equivocado que tem considera-o
> errado;
>
> 3) Não entende e nem quer entender porque já fez uma escolha prévia.
>
> Eu nunca utilizaria um teste de hipótese clássico para concluir pela
> aceitação de qualquer destas alternativas, porque este tipo de conclusão
> não teria uma medida de probabilidade associada neste tipo de abordagem, e
> isto seria um tipo de conclusão equivocada a partir de um teste clássico, a
> qual alguns livros inclusive ensinam erradamente. Se os professores e
> livros ensinassem, como seria o correto, a interpretar testes clássicos com
> frases do tipo "não há evidências empíricas para se rejeitar a hipótese
> nula ao nível de significância especificado" quando um p-valor é maior que
> o nível de significância, acho que este tipo de confusão,  que é comum de
> fato, poderia diminuir.
>
> Pela leitura rápida que fiz do artigo me parece que o autor encontra-se em
> uma destas alternativas ou ainda entende do assunto mas faz uso de uma
> interpretação e análise corriqueiramente errada com a intenção de defender
> a eliminação do contraditório.
>
> Em geral desconfio de posições fundamentalistas. Considero que tem espaço
> para análises frequentistas e bayesianas nas aplicações reais. Em que pese
> haver situações em que algumas alternativas são mais indicadas que outras
> em situações reais, sou contra pretender escolher uma em detrimento de
> outra como regra geral.
>
> Abçs,  Marcelo Rubens
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150416/f58bf186/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe