[ABE-L] seminario de educação estatística
marcos em ime.usp.br
marcos em ime.usp.br
Qui Abr 23 09:13:11 -03 2015
Ola a todos,
Teremos na próxima sexta feira, 24 de abril às 16 horas, o seminário de
Educação Estatística do mês de abril. A sala será a B-2 (bloco B) do
IME-USP.
Teremos como convidado Roberto Alves de Oliveira que é professor e
supervisor de ensino da rede estadual de São Paulo e tem mestrado pela
Universidade Cruzeiro do Sul.
O título do seminário será: “Análise combinatória e probabilidade no
Ensino Médio por meio da leitura e da escrita”. O resumo vai abaixo.
Para aqueles que desejarem acompanhar pela internet o link é o seguinte:
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=27413
Tentaremos repassar eventuais perguntas e comentários ao apresentador e
pedimos que enviem mensagem para meu email (marcos em ime.usp.br).
Como sempre todos são bem vindos.
Abraços,
Marcos.
PS. Para aqueles que pretendem ir ao encontro do IASE (Int. Ass. Stat.
Educ.), que será uma conferência satelite do ISI 2015 de julho no Rio de
Janeiro, as inscriçoes tem preço reduzido até 30 de abril.
________
Título: Análise Combinatória e Probabilidade no ensino médio por meio
da leitura e escrita.
Resumo:
Exemplificando com o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade,
será apresentada uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo
investigar a utilização de diferentes estratégias de Leitura e Escrita
no ensino de Matemática do Ensino Médio e de instrumentos nos quais
os alunos externaram as suas percepções durante o processo de ensino e
aprendizagem, sendo as atividades e os instrumentos organizados em um
Portfólio.
A formulação e a aplicação da pesquisa bem como a análise dos
resultados e conclusões foram baseadas no enfoque sócio-cultural de
Vygotsky e em estudos sobre a linguagem matemática e a utilização da
Leitura e Escrita nas aulas de Matemática, de diversos pesquisadores.
Os resultados alcançados indicam que o processo pode tornar a relação
professor-aluno e aluno-aluno mais interativa e efetiva para a construção
do conhecimento matemático, sendo assim facilitador e potencializador
para a aquisição de um saber matemático que transcenda a resolução de
problemas e exercícios.
____________
Marcos N. Magalhães
Departamento de Estatística
IME- USP
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20150423/8ed42a38/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão abe