[ABE-L] RES: Dúvida sobre amostragem

Luiz Sergio Vaz luizvaz em sarah.br
Qua Mar 18 10:28:26 -03 2015

Vermelho, você foi preciso e estamos plenamente cientes sobre as restrições da inferência. A questão posta é qual seria a melhor amostra: a 1 ou a 2 ?

1.       todos os pacientes de interesse de 1994 e 2012 acrescidos de uma amostra dos pacientes de 2013 e 2014

2.       trabalhar com amostras probabilísticas para todo o período (1994 a 2014)

Tenho um sistema eletrônico de referência (lista de prontuários abertos) e posso selecionar amostras probabilísticas sem maiores problemas.

Obrigado,
Luiz

De: Vermelho [mailto:vermelho2 em gmail.com]
Para: Richard Santos
Cc: Luiz Sergio Vaz; abe-l
Assunto: Re: [ABE-L] Dúvida sobre amostragem

Caros,
Se entendi direito, o Luiz Sergio tem no banco todos os pacientes de interesse de 1994 e 2012 e que completar o banco com informações de 2013 e 2014, e a pergunta dele é, se por problemas operacionais, ele poderia utilizar para esses anos uma amostra dos casos existentes.
Acho que isso é plenamente possível. Inclusive é possível trabalhar com amostras probabilísticas para todos os anos, desde que bem selecionadas.
Evidentemente que as conclusões do estudo serão para os pacientes do referido hospital (nesse sentido é um estudo de caso) e não poderão ser extrapoladas para os outros hospitais.
Abç.

Vermelho
F.: (21) 2501 2332 - casa
           2142 0473 - IBGE