[ABE-L] novo artigo sobre Teoria da resposta ao item

Vermelho vermelho2 em gmail.com
Qua Jun 15 10:04:32 -03 2016


​Fernando,

Que bela notícia!
A Vera realmente merecia ser homenageada dessa maneira​.
Um grande abraço aos coautores em nome dos colegas da Vera aqui do IBGE.
Para quem não sabe, a Vera era funcionária do IBGE lotada na área de
metodologia da Diretoria de Pesquisas e, infelizmente, nos deixou de
surpresa. Foi um choque para todos nós que convivíamos com ela, uma pessoa
muito dedicada e amiga, como disse o Fernando.
Abraços,

Vermelho
F.: (21) 2501 2332 - casa
           2142 0473 - IBGE

2016-06-15 9:32 GMT-03:00 Fernando A. S. Moura <fmoura em im.ufrj.br>:

> Caros redistas
>
>
> Eu, o Professor Dalton de Andrade, e com a colaboração da Professora Kelly
> Gonçalves publicamos no "Computational Statistics and Data Analysis" (veja
> referência abaixo com resumo)  o trabalho que a minha ex-aluna de
> doutorado Vera Lúcia Filgueira dos Santos, co-orientada pelo Dalton,
> estava desenvolvendo na sua tese de doutorado.
>
> Fizemos questão de não alterar muito o que a Vera tinha escrito. Apenas
> concluímos o  que ela infelizmente não pode terminar, mas já tinhamos
> planejado com ela. Para aqueles que não sabem do ocorrido, Vera
> infelizmente faleceu antes da sua defesa. Era bastante dedicada e uma
> excelente pessoa.
>
> Estamos muito felizes por prestarmos esta homenagem a nossa querida Vera!!
>
>
> Fernando Moura
>
> Santos, V.L.F., Moura, F.A.S., Andrade, D. F. e Gonçalves, K.C.M. (2016).
> Multidimensional and longitudinal item response models for non-ignorable
> data. Computational Statistics and Data Analysis, 103, 91-110.
>
> Abstract
>
> A multidimensional item response approach is proposed to model non-
> ignorable responses in multiple-choice educational data. The model
> considers latent traits related to individual proficiency as well as the
> propensity to answer items. Thus, in addition to modeling the probability
> of scoring on an item, the probability of answering it is also modeled.
> Simulation studies are presented to evaluate the efficiency of the
> estimation procedure in recovering the true values of the model parameters
> considering several particular cases of the dimensions of proficiency and
> propensity. The simulation study also compares the proposed approach with
> others commonly applied in practice. A further extension to cope with
> longitudinal data with non-ignorable missing item responses is also
> proposed, together with an application to a Brazilian longitudinal
> educational evaluation study.
>
> Keywords: Bayesian inference, education evaluation, non-ignorable missing
> data, MCMC.
>
>
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20160615/bf5d000a/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe