[ABE-L] Discussão sobre transparência de algoritmos

Pedro Luis do Nascimento Silva pedronsilva em gmail.com
Qui Fev 2 14:39:20 -03 2017

Caros colegas,

Segundo o artigo do Merval Pereira, o algoritmo que é usado não é
divulgado, e por isso, foi feita a crítica sobre falta de transparência.
Essa é uma questão chave no contexto da discussão: pode a sociedade confiar
em mecanismos que não são totalmente transparentes e 'auditáveis'?

Quanto à natureza exata do processo que é implementado, não tenho
informação sobre se é um sorteio equiprovável ou não. Um sorteio
equiprovável poderia ser usado, mas é preciso pensar na questão de carga de
trabalho dos ministros. Um método aleatório equiprovável poderia gerar uma
sequência relativamente longa de alocações de processos a um mesmo
ministro, causando problemas de distribuição de carga de trabalho... Pode
ser que tenham implementado algo mais que um método aleatório simples
equiprovável
pensando nisso, mas não temos como saber, por enquanto.

O curioso é justamente ver o tema discutido na esfera pública, como
ocorreu...

Abs, Pedro.