[ABE-L] GOOGLE Scholar

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Qua Jan 4 16:51:41 -03 2017

Puxa faz tempo que não perturbo os redistas.  Acho que é por causa de
minha dedicação ao FACE.  Mas volto aqui para criar um pouco mais de
polêmica se for preciso.
Outro dia, alguém na rede criticou o Google Scholar (GS) e na verdade não
entendi se estavam defendendo os grandes editores ou criticando o Google.
Mas eu gostaria de dizer por que sou fã do GS. Vou enumerar para ficar
mais fácil o discurso.

1.        A meu ver o GS presta um tremendo serviço para a academia, a
ciência e a tecnologia.  Primeiro porque usa quem quer e gratuitamente.

2.        Ao ver algo errado na sua lista você mesmo corrige e depois
de um tempo vai aparecer na lista se for verídico. Meu índice h já foi
para quase 60 e então fui ver o que acontecia e tinha entrado em minhas
lista muitos artigos que não eram meus mas de outros C Pereira.  Foi só
tirar os indevidos e tudo voltou ao normal.

3.        Meu nome é complicado, pois as revistas costumam usar seus
próprios formatos ao colocar os nomes dos autores.  Só para vocês terem
uma ideia tive muitos formatos para meu nome: C Pereira; C. Pereira; Carlos
Pereira; de Bragança C etc ... até o completo Carlos Alberto de Bragança
Pereira.  Para eu poder ter uma avaliação correta de minha produção
usando o web of science, por exemplo, eu tenho de usar todos esses nomes
para contar o número de citações e artigos. No GS você apenas inclui
exclui e coloca o que bem achar.  Se não for verdade não vai aparecer
depois de algum tempo.  Assim, meus caros, o que está no GS em meu nome
hoje é a pura verdade.

4.        Mas o melhor é que se pode consultar quem cita o trabalho,
se tem muita auto citação, como se comporta ao longo do tempo e mais
outros detalhes.

5.        Tudo isso gratuitamente e se o pesquisador permite ao
publico, qualquer um pode avaliar a produção de uma pessoa que lá se
inscreveu.

6.        Vou dar um exemplo que gosto muito: Meu amigo Euripedes, hoje
titular da psiquiatria da USP, teve seu doutorado feito com a minha inteira
colaboração.  Participo dos grupos da psiquiatria por muitos anos e
muito de minha carreira devo aos pesquisadores da área.  Voltando ao
Euri, publicamos o artigo de sua tese na revista de prestigio MEDICINE, na
época a terceira revista mais importante da medicina.  Muito bem, ao
voltar ao Brasil ele e seu grupo desistiram daquela área de pesquisa.
Só para os redistas terem ideia do que seria, procurávamos saber se a
crise de depressão que uma pessoa com LUPUS tivesse era proveniente da
doença em si ou se era consequência de um problema psiquiátrico já
existente. Como o assunto foi abandonado pelo grupo não ouve auto
citação com certeza e de repente anos depois o artigo começou a ser
usado.  Fui ao Google saber o que estava havendo e pasmem o que consegui
(gratuitamente no GS) ver abaixo e no anexo

Ver o anexo TB.  Se forem no GS qualquer um tem essas informações.
Não conheço outra fonte que nos dê tudo isso e gratuitamente.  O Euri
foi o autor principal, a Rosa foi a reumatologista (minha médica até
hoje), eu fui o estatístico e o Valentim o orientador.  Os outros eu não
tenho ideia de onde vieram.

PSYCHIATRIC MANIFESTATIONS OF SYSTEMIC LUPUS ERYTHEMATOSUS: CLINICAL
FEATURES, SYMPTOMS, AND SIGNS OF CENTRAL NERVOUS SYSTEM ACTIVITY IN 43
PATIENTS.
AUTORES: EURIPEDES CONSTANTINO MIGUEL, ROSA MARIA RODRIGUES PEREIRA, CARLOS
ALBERTO DE BRAGANçA PEREIRA, LEE BAER, REGINA ELIA GOMES, LUIS CARLOS
FERREIRA DE Sá, ROBERTO HIRSCH, NéLIO GARCIA DE BARROS, JESSIE MEDEIROS
DE NAVARRO, VALENTIM GENTIL

DATA DE PUBLICAçãO 1994/7/1
PUBLICAçãO: MEDICINE VOLUME 73 EDIçãO 4 PáGINAS 224-232 EDITORA LWW
DESCRIçãO
PSYCHIATRIC ABNORMALITIES ARE A COMMON MANIFESTATION OF SYSTEMIC LUPUS
ERYTHEMATOSUS
(SLE). SUBSTANTIAL DIFFERENCES IN THE PREVALENCE OF PSYCHIATRIC SYMPTOMS IN
PATIENTS WITH SLE
(FROM 17% TO 75%) HAVE BEEN REPORTED (13, 37). THIS WIDE RANGE CAN BE
ACCOUNTED FOR BY
DISPARATE METHODS EMPLOYED IN VARIOUS STUDIES, SUCH AS DIFFERENCES IN
ASSESSMENT
TECHNIQUES AND SELECTION OF SUBJECTS (32, 36, 62), AND BY THE ABSENCE OF A
RELIABLE MARKER
AND WELL-ACCEPTED DIAGNOSTIC CRITERIA FOR NEUROPSYCHIATRIE MANIFESTATION OF
SLE IN THE ...
TOTAL DE CITAçõES
CITADO POR 81

Concluindo:  Acho tudo isso espetacular.  Podemos ver a história do
paper olhando apenas o GS
--
Carlos Alberto de Bragança Pereira
http://www.ime.usp.br/~cpereira