[ABE-L] A escolha de cada um

Basilio de Braganca Pereira basiliopereira em gmail.com
Seg Set 3 20:02:28 -03 2018


Carlinhos 
Alguns erros na afirmação do dito professor de filosofia : 
1) veja o número de condenados de cada partido . O PT não é o campeão.
2) a evasão fiscal e de 13 a 15 por cento do PIB .isso chega a 500 bi por ano. Maior que a soma de todas as corrupções desde Juscelino se quiser comtabilizar. Discutir se Bonsonaro pagou vendedora de Assai ou se Lula tem triples ‘e a burrice da classe média.
3 )economista liberal que atua a anos no mercado financeiro na realidade e um economista decadente. O IMPA , INSPER , FGV etc tem muito mais gente competente.
4) se esqueceu as nossas aulas dos livros de Celso Furtado ou Caio Prado Jr leiam então os últimos livros de Jesse de Souza
Basilio


Enviado do meu iPhone

Em 3 de set de 2018, à(s) 19:27, Carlos Alberto de Bragança Pereira <cpereira em ime.usp.br> escreveu:

> 
> Caros redistas colegas e amigos
> Quando cheguei em são paulo, muitos e muitos anos ago, o professor Severo me adotou como jovem amigo.  Nossa convivência foi incrível.  Acho que iriam gostar de saber de um cara especial, José Severo de Camargo Pereira.  Foi ele quem me convenceu, embora foss de equerda, a ler o Estadão e não a Folha.  Na verdade só me convenci depois que a folha publicou a lista dos improdutivos da usp.  Como vi as injustiças da lista escrevi para a folha pedidndo que se retratassem com o Professor IMRE e outros dois colegas.  A folha se rejeitou a corrigir, pois na opinião deles, como alista tinha sido entregue por nossa reitoria a responsabilidade não era deles.  Me dizia Severo que o Estadão, ao contrário da folha, não escrevia entre linhas como se fosse subliminar propagandas.
> Espero assim ter me desculpado de ser um assíduo leitor do estadão.
> 
> Isso tudo foi para eu colocar aqui na nossa rede um artigo de Rosenfield sobre o atual estado de nossa esquerda.  Fiquei sem saber se ele seria um direitista ou se um esquerdista como o Fausto da Piaui, apontando o que ele pensa ser erros da esquerda.
> 
> Aqui vai o artigo do Professor
> 
> A esquerda em riste:
> Essa histérica cruzada contra a direita não passa de uma simples manobra diversionista
> 
> A histeria anti-Bolsonaro, conduzida pela esquerda e por setores da classe média politicamente correta, está chegando ao paroxismo. Aumenta na proporção em que o candidato avança nas pesquisas, sendo um sério pretendente a ocupar a cadeira de presidente da República. Quem apostava que a bolha iria estourar está alarmado com seu tamanho e resistência. Os nostálgicos da polarização PT x PSDB literalmente não sabem o que fazer. É toda uma maneira de pensar e agir que está sendo questionada.
> 
> A qualificação de extrema direita está sendo de grande comodidade para todos os que continuam presos a seus velhos esquemas de pensamento. É como se Jair Bolsonaro fosse uma espécie de personificação do mal, que deveria ser extinta graças às boas intenções dos que se apresentam como “democratas”, seja lá o que esse termo signifique para boa parte deles. Alguns, açodados, já pensam numa aliança entre PSDB e PT para conjurar esse perigo. Ou seja, entre os social-democratas e os que levaram o Brasil ao fundo do poço, num assalto aos cofres públicos. As pautas social-democrata e social estão sendo usurpadas por aqueles que se caracterizaram por atividades criminosas, com a anuência de tucanos de boa consciência.
> 
> Há uma manobra diversionista em curso. O problema do Brasil seria Bolsonaro, e não o PT, com seu legado de PIB negativo, inflação em alta, juros estratosféricos, desemprego exorbitante, apropriação “privada-partidária” de empresas estatais e corrupção generalizada. Seriam esses, então, os “democratas” que procuram evitar a volta da “extrema direita”! “Democratas”, aliás, que não cessam de defender o “socialismo do século 21” de Chávez e Maduro, que conduziu a Venezuela a uma crise sem precedentes, caracterizada por sua essência criminosa e liberticida. São eles que se colocam na posição de dar lições aos demais. Santa paciência com tanta impostura!
> 
> Acrescente-se que são eles mesmos que sempre atacaram e atacam o processo reformista conduzido pelo presidente Michel Temer, como se estivessem lutando contra a “herança maldita” do atual governo, quando este nada mais fez do que resgatar o País da verdadeira herança maldita petista. De um lado, seria o governo Temer e, de outro, a candidatura Bolsonaro, como se eles fossem no presente e numa espécie de futuro antecipado os culpados pela crise atual. Trata-se de evidente transferência de responsabilidades, com o intento de encobrir o que foram os governos petistas.
> Bolsonaro tem sido criticado por desconhecer economia. Seja dito a seu favor que ele reconhece esse fato e antecipou sua escolha do futuro ministro da Fazenda, o respeitado economista liberal Paulo Guedes, em eventual governo dele. É honesto em reconhecer a sua limitação. Desonestos são os que dizem conhecer economia. Haddad/Lula e Ciro Gomes não cessam de defender as patranhas econômicas que levaram o País ao desastre. Pretendem simplesmente repetir uma experiência fracassada. Aliás, Dilma é economista!
> 
> O mais bem-sucedido programa econômico da História recente do País é o Plano Real. Foi concebido e implementado pelo ex-presidente Itamar Franco, que desconhecia economia. Escolheu um ministro da Fazenda, Fernando Henrique, que tampouco conhecia economia. Teve, porém, o bom senso de escolher uma equipe econômica competente. Quando se tornou presidente, teve de abandonar suas convicções de esquerda ao escolher um ministro da Fazenda liberal, Pedro Malan, e depois de várias hesitações na política monetária terminou por optar por um economista liberal da mais alta reputação, Armínio Fraga, para o Banco Central. O desconhecimento de economia produziu belos resultados econômicos!
> 
> A questão dos valores também tem entrado em pauta na disputa eleitoral. Novamente a qualificação de extrema direita imputada a Bolsonaro procura tomar o lugar de uma discussão séria. Assinale-se, preliminarmente, que o candidato é produto do politicamente correto, contra o qual ele e boa parte da sociedade brasileira se insurgem. Não teria ele se tornado o fenômeno que é, não tivesse a esquerda procurado impor goela baixo suas concepções.
> 
> Tome-se o caso do direito à legítima defesa. Os pregadores - sim, no sentido religioso - do Estatuto do Desarmamento é que são os autoritários. Em consulta popular a sociedade brasileira tomou posição a favor do direito de autodefesa via posse de armas. E o que foi feito depois? Implementou-se por medidas administrativas uma política que contrariou frontalmente a vontade popular. Quem é, então, autoritário?
> 
> A população brasileira está indefesa. Os defensores do desarmamento continuam triturando as estatísticas, pois seu fracasso é evidente. Pedem mais do mesmo, quando não há nenhum resultado. A situação só piora no que respeita à segurança dos cidadãos. E o Estado não é capaz de defender seus membros, sendo direito deles defender a própria vida, os seus e seu patrimônio. Bandidos não precisam de armas compradas em loja e não seguem o tal do “estatuto”! Aliás, são seus aliados!
> 
> O politicamente correto desconhece limites. Nega ao cidadão um direito básico. Imaginem um produtor rural ou uma pessoa qualquer na zona rural. O que faz ao ser assaltado? Telefona para a Polícia Militar? Qual seria a provável resposta? “O senhor, ou a senhora, mora muito longe, é perigoso nos irmos aí pela noite, além de levar muito tempo! Amanhã tomaremos providências, assim que tivermos uma equipe para deslocamento”. A pessoa e a sua família estariam completamente abandonadas. Claro que muitos que defendem o dito desarmamento vivem em condomínios urbanos, com câmeras de segurança, guardas e até utilizam carros blindados.
> 
> Há questões de valores e princípios que estão sendo desconsiderados nesta histérica cruzada contra a extrema direita. Trata-se, simplesmente, de uma manobra diversionista!
> 
> * PROFESSOR DE FILOSOFIA NA UFRGS. E-MAIL: DENISROSENFIELD em TERRA.COM.BR
> 
> 
> 
> 
> -- 
> Carlos Alberto de Bragança Pereira
> http://www.ime.usp.br/~cpereira
> http://scholar.google.com.br/citations?user=PXX2AygAAAAJ&hl=pt-BR
> Stat Department - Professor & Head
> University of São Paulo
> 
> 
> _______________________________________________
> abe mailing list
> abe em lists.ime.usp.br
> https://lists.ime.usp.br/listinfo/abe



Mais detalhes sobre a lista de discussão abe