[ABE-L] RES: O vexame do Brasil foi estatisticamente significante ?

Marcelo L. Arruda mlarruda em terra.com.br
Seg Jul 14 17:07:00 -03 2014

Respondendo ao Vermelho, ao Carlos Leite e ao Luiz Sergio, imaginem que
um corredor de maratona quebra a perna no km 40 e rasteja nos dois
últimos quilômetros. Acho que todos concordam que não se pode misturar o
seu desempenho nos 40 km iniciais com seu desempenho nos 2 km finais,
correto? É exatamente essa distinção que estou fazendo com a Seleção
Brasileira e foi à condição anormal em que esse sujeito correu os dois
últimos quilômetros que eu me referi como "outlier".

Ou seja, não estou dizendo que o fato de perder para Alemanha e Holanda
seja um outlier, mas que esses dois jogos, pelas condições em que
aconteceram, são unidades amostrais largamente diferente das demais e,
portanto, que não podem ser indiferentemente colocadas num mesmo balaio.

Numericamente, o que eu quero dizer é:

     Alemanha "normal": 4 vitórias (57%) e 3 empates (43%)
     Brasil "normal": 3 vitórias (60%) e 2 empates (40%)
     Brasil desfalcado, remendado e abalado: 2 derrotas (100%)

Marcelo