[ABE-L] Reflexões sobre censura

Carlos Alberto de Bragança Pereira cpereira em ime.usp.br
Sex Out 10 23:20:31 -03 2014

Prezados Redistas

Gostaria de externar minha tristeza em ver colegas brilhantes dizer
que a nossa rede não é lugar para discutir política.  Reclamamos dos
governantes que querem censurar os jornais e a mídia e por outro lado
nós mesmos queremos fazer uma autocensura na rede.  Quem se considera
competente para dizer o que devemos (ou não devemos) colocar na rede
está muito equivocado.  Equivocado por não entender que muito de
ensinamento foi colocado nestas discussões. Aprendi muito com as
colocações do Zé em mostrar os erros em querer-se provocar divisões
étnicas, raciais e mesmo regionais para provocar uma divisão de nossa
sociedade.  Por outro lado Piedson nos mostrou razões muito
pertinentes nas escolhas feitas no dia da eleição.  Coisas importantes
que nós muitas vezes não percebemos.

Companheiros, temos uma eleição daqui a duas semanas e que vão nos
mostrar um caminho que vamos ter no futuro.  Nada mais importante do
que isto.  Muito mais importante que anúncios de palestras onde muitas
vezes são assistidas por 3 ou 4 pessoas. Embora interessantes,
assisti-las estão fora de nossas possibilidades em razão de distância
etc. Vou então dizer que não devemos ter isso na rede?  Seria uma
falta de visão terrível, pois muitas vezes ali aprendemos o que nossos
colegas estão desenvolvendo em suas pesquisas.

Com a possibilidade de conhecer nossos colegas que com suas opiniões
nos mostram outros modos de ver nosso mundo, podemos muito bem
refletir melhor sobre nossas escolhas.  Certa vez fui ao interior da
Bahia e conversando com o pessoal das ruas verifiquei que muitos
municípios começaram a ter atividade econômica, coisa que nunca
existiu no passado.  Assim passamos a entender o porquê do voto que se
colocou nas urnas.  Vejo que há também sabedoria do povo nestes
rincões longínquos.  Tenho muito orgulho de meu voto no primeiro
turno, pois tive a oportunidade de passar uma noite discutindo com um
querido amigo do PCdoB, Kháled – votei nele para estadual –.  Não
ganhou assim como a maioria de meus candidatos.  Votei no PV para
presidente, admiro muito aquele candidato que tive oportunidade de
colaborar no governo municipal da Erundina. Votei no PCdoB para
senador, no PV para governador, no PSB (Erundina) para federal.  Não
voto no PT, pois nunca me restabeleci do dano que causaram a Erundina
a qual sempre me orgulhou depois de eu ter sido cabo eleitora dela
quando venceu Serra para o município de São Paulo.

Como tenho admiração pelo FHC pela sua intelectualidade e inteligência
estou pensando em votar no Aécio ou anular meu voto.  Mas quando estou
na rede leio tudo sobre o que aqui é colocado: Aprendo todos os dias
com a opinião de meus colegas: incluo aqui também a forma com que
queridos amigos querem exercer a censura às nossas opiniões na rede.
Por favor, colegas e amigos da rede, são apenas duas semanas e preciso
de ajuda para fazer uma boa escolha para o dia do turno final.  Vamos
discutir e mostrar que não temos medo de mostrar nossas preferências e
as nossas razões pelas nossas escolhas.

É mesmo importante nossas discussões, pois o fato de terem aberto
muitas universidades em lugares longínquos me parece um desperdício de
recursos.  Se nós em grandes centros não conseguimos candidatos para
nossas vagas de professores imaginem a qualidade de conhecimento dos
jovens que são contratados nessas novas universidades.  É claro que
irão dizer que eu, o Zé e outros colegas fomos contratados quando
ainda éramos leigos mas a política no passado era a de ter professores
de grande valor que vinham do exterior para nos preparar.  Depois de
cursarmos suas disciplinas nos obrigavam a partir para o exterior para
um programa de doutorado.  Hoje, no entanto, colocaram uma regra em
que os jovens contratados só podem sair depois de um grande período de
residência no local.  Justamente depois de o jovem montar sua vida no
local ele pode sair e ai fica impedido pelas obrigações familiares.
Tudo errado, na minha humilde opinião!  Será que isso não é importante
para uma discussão ampla?

Redistas: Abaixo a censura!!!!!!!!!!!!

Complemento essa minha reflexão dizendo que a partir de nossos
comentários sobre os problemas com as pesquisas eleitorais pude ter um
longo papo com dois de nossos colegas.  Deram-me oportunidade de
discutir minhas opiniões sobre métodos de seleção.  Tive que refletir
muito para responder aos questionamentos.

Saudações mediadoras de rede.
Carlinhos

--
Carlos Alberto de Bragança Pereira