[ABE-L] Documento do Gallup sobre suas pesquisas de opinião

Raphael Nishimura raphael_nishimura em yahoo.com.br
Dom Out 12 22:27:14 -03 2014

Olá prof. Carlinhos!
Sim, concordo que seja um problema de análise também. Eu apenas disse que, de acordo com o relatório divulgado pelo Gallup, quantitativamente, eles detectaram mais problemas nos métodos de coleta dos dados do que de análise/tratamento dos dados.
Quanto a operação de coleta ser muito complicada, eu também concordo plenamente! Tanto é que, por isso que nós, em metodologia de pesquisa (survey methodology), nos preocupamos tanto com ela e reconhecemos que dificilmente (para não dizer nunca) é possível eliminar complemente todos seus problemas. Ao invés disso, procuramos entendê-los e minimizá-los o quanto for possível sob restrições de custos e budget das pesquisas, lenvando-se em consideração também os trade-offs dos diferentes erros (amostrais e não-amostrais), bem fundamentado sob o paradigma do erro total em pesquisa (Total Survey Error).
Um grande abraço!Raphael