[ABE-L] Veja, e mais sobre pesquisas

Jose Carvalho carvalho em statistika.com.br
Seg Out 13 16:12:31 -03 2014

Colegas:

Com algum pesar vi meu nome citado como referência (fonte) de uma
matéria na Revista Veja. De fato, o autor do artigo me telefonou e eu
respondi ao questionário com as questões ali apresentadas. Nada de
minhas opiniões e informações foi usado no artigo. Não reclamo. Afinal,
o artigo não é meu, oras! Porém a citação de meu nome como fonte pode
fazer crer que eu contribuí em algo naquele material ou que eu estou de
acordo com pelo menos parte do artigo. E não é fato.

Também enganadamente, o artigo me cita como "estatístico" da USP. A
referência correta seria "professor (aposentado) da Unicamp e
estatístico na Statistika Consultoria". Espero que a falha não incomode
meus colegas da prestigiadíssima USP. A trapalhada não foi minha.

Sobre o assunto de eleições, vi que se escreveu nesta lista sobre "erros
do Gallup", em sequência a minha citação como empresa séria, pois
divulgou in toto e in extenso seu método de pesquisa, aliás baseado em
amostragem aleatória. Sobre isso: achei uma informação das diferenças
entre as estimativas do Gallup para eleições presidenciais nos EUA e os
efetivos resultados, para eleições desde 1936. ==>
http://www.gallup.com/poll/9442/election-polls-accuracy-record-presidential-elections.aspx
    Nada mau... nada que sugira o texto que li nesta lista. Como diz a
turma de Melhoria Contínua, " quem não tem dados, não fala!". Diga-se de
passagem, quanto aos primeiros resultados (desde 36 até os anos 52), por
causa de erros, em amostragens "sociologico-políticas" por quotas, foi
que eles passaram a fazer exclusivamente amostragens aleatórias. Foi
dito, ainda em nossa lista, que, "por causa de erros, o Gallup teria
abandonado as pesquisas eleitorais". Não vejo na lista anexa hiato de
tempo algum. Não teria sido leitura apressada?

Disclaimer: eu não tenho relação alguma com o Gallup. Eles nem sabem que
eu existo... :-)
--

Abs

Zé Carvalho

PS uma pergunta - na defesa das pesquisas recém feitas, calculou-se um
"erro médio", tomando-se as médias dos desvios das pesquisas. Que
significa esse erro médio? Estamos falando em uma lista de estatísticos?