[ABE-L] Veja, e mais sobre pesquisas

Neale El-Dash neale.eldash em gmail.com
Seg Out 13 19:31:21 -03 2014

Acho que a pergunta no PS do email do Carvalho se refere ao meu email,
entao me sinto na obrigacao de responder.

Em primeiro lugar, eu nao escrevi o email em "defesa das pesquisas". Tentei
sim escrever de maneira imparcial e levando em conta todas as variaveis que
eu acredito que afetam a performance das pesquisas. Inumeros artigos mundo
afora comprovam que erros nao-amostrais tem tanta importancia quanto os
erros amostrais, ou ate mais.

A interpretacao do erro medio absoluto me parece bem clara (qualquer duvida
leia o artigo que eu inclui no corpo do email). Talvez realmente essa nao
seja uma lista de estatisticos: questiona-se a validade "estatistica" da
unica mensagem sobre o tema de pesquisas eleitorais que incluiu dados na
discussao, deixou os mesmos acessiveis a todos, e foi explicita sobre os
criterios utilizados na analise. O mais interessante e' que a critica foi
direcionada ao criterio utilizado, e nao aos resultados....

Abraco Neale

Em 13 de outubro de 2014 16:12, Jose Carvalho <carvalho em statistika.com.br>
escreveu:

> Colegas:
>
> Com algum pesar vi meu nome citado como referência (fonte) de uma
> matéria na Revista Veja. De fato, o autor do artigo me telefonou e eu
> respondi ao questionário com as questões ali apresentadas. Nada de
> minhas opiniões e informações foi usado no artigo. Não reclamo. Afinal,
> o artigo não é meu, oras! Porém a citação de meu nome como fonte pode
> fazer crer que eu contribuí em algo naquele material ou que eu estou de
> acordo com pelo menos parte do artigo. E não é fato.
>
> Também enganadamente, o artigo me cita como "estatístico" da USP. A
> [...]

There are two routes to success in soccer. One is being good. The other is
being lucky. You need both to win a championship. But you only need one to
win a game. (The numbers game)

Neale Ahmed El-Dash
Doutor em Estatística
Celular: +55 19 998893939