[ABE-L] Desvalorização da Educação no Brasil

Elias T. Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Sex Set 12 04:33:33 -03 2014

Minhas opiniões

Guinadas bruscas não são adequadas a um grande navio. Exemplo na
academia: Num ano manda-se XXmil alunos estudar fora, um grande
percentual destes vão para Portugal. No próximo, quando muitos
departamentos em Portugal contando com a vinda mais alunos recebem a
notícia que nenhum virá. Saúde: importa-se Xmil médicos + abre-se XX
escolas de medicina, tudo de uma vez só. Indústria: cria-se taxa de
importação de ferro elétrico vindo da China ($X,80 por unidade, a pedido
da indústria Y), semanas depois Y têm dificuldades com sua linha de
produção nacional: derruba-se a taxa.

Salários: diminua-se a variância e aumente-se a média, resultado: acaba
o stress de "qual profissão escolho?", escolho a que gostar. Academia:
numa sociedade consumista ("ter mais" é mais valorizado que "saber
mais") é difícil convencer alguém a estudar mais em vez de ganhar mais.
Isso pode mudar automaticamente (na  sociedade consumista) quando o
termo "estudar mais em vez de ganhar mais" deixar de ser verdade.

Academia: Para avaliar o pesquisador Pi: parar com as "balelas"; pesar,
em vez de contar papers de Pi (por quem sabe pesar). Contar papers para
que a universidade U (e/ou departamento D) receba mais verba funciona
melhor do que contar papers de cada pesquisador Pi.

Solução: nenhuma em vista, simplesmente porque quem poderia resolver nem
sequer reconhece o problema.

[]
Elias