[ABE-L] Desvalorização da Educação no Brasil

Basilio de Bragança Pereira basilio em hucff.ufrj.br
Sex Set 12 01:54:33 -03 2014

Caros colegas

Completei 44 anos de UFRJ e mais 7 anos  anteriores para o governo
(estadual e federal).

Ja tive as mesmas aspirações do Alexandre e da Denise. Mas ultimamente ando
meio desconfiado que fui enganado.

Quando fui para a carreira acadêmica em 1969 o governo queria desenvolver a
pós graduação que não existia e apesar do salário menor que nas empresas
era jovem e utópico também.

Será que valeu a pena? Se nao vejamos:

1) No inicio dos anos 1980 uma greve de docentes fez que o Ministro da
Educação , Coronel Ludowick  aprovasse uma regra permitindo que o acesso ao
cargo de Adjunto prescindisse do Titulo de Doutor e fosse feito por um
exame interno ( uma balela , todo mundo era aprovado)

2)Recentemente criou-se uma nova classe acima de Adjunto IV, a classe de
Associado , também por exame interno (outra balela , todo mundo aprovado)

3) Agora foi aprovado o acesso direto ao cargo de Professor Titular após
Associado IV com exame interno ( será outra balela????)

4) Bem recentemente sobre a justificativa de se ter uma maio distribuição
de médicos no pais abriu-se quase 40 escolas de medicina particulares . Só
que a maioria se situam na regiao sudeste , em particular 17 em São Paulo
e algumas bem próximo da capital

5) Será que temos mesmo liberdade de trabalho? será que estamos produzindo
coisas úteis para a sociedade?  Esta semana vi um CV Lattes de um ex
docente da UFRJ atuando em outras universidades do governo  , na área de
Engenharia que tinha ate agosto de 2014 , 57 artigos publicado em
2014!!!!!! Mais de 7 artigos por mês. .

6) Recentemente em um concurso na universidade , um candidato com doutorado
perdeu a vaga para um outro candidato  com mestrado por ter sido reprovado
em  prova que consistia  da analise de 4 artigos dele próprio

Como vemos , não é privilégio de nenhum governo (direita ou esquerda )
tratar mal a educação .Na verdade é tudo igual tanto um como outro.  Vale o
dito  do Stanislau Ponte Preta :" Ou restaure-se a moralidade ou
locupletemo-nos todos"

Para quem participou na UFRJ  como candidato em 3 concuros para Professor
Titular  ( 2 com tese e 1 com conferencia) e 1 concurso de Adjunto, ver
essa bagunça , é no mínimo triste.

Será que valeu a pena?

Boa noite

Basilio

Em 11 de setembro de 2014 21:12, Alexandre Galvão Patriota <
patriota.alexandre em gmail.com> escreveu:

> Rodrigo,
>
> Há outras variáveis que deveriam ser levadas em conta quando se busca um
> trabalho:
>
> 1. você terá autonomia sobre seus projetos?
> 2. você acreditará verdadeiramente nos impactos positivos do seu trabalho?
> 3. você terá tempo para pensar, ler, criticar, construir, reconstruir?
> 4. você terá a chance de não se tornar mais um escravo do sistema?
> etc...
>
> Independente da oferta monetária, eu não trocaria o meu trabalho por
> nenhum outro que impusesse uma resposta negativa a pelo menos um dos itens
> [...]

Basilio de Bragança Pereira ,DIC and PhD(Imperial College), DL(COPPE)
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-School of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.

*Tel: 55 21 3938-7045/7047/2618
www.po.ufrj.br/basilio/

*MailAddress:
COPPE/UFRJ