[ABE-L] Neale E-Dash prevê vitória de Marina

Jose Carvalho carvalho em statistika.com.br
Seg Set 22 11:08:10 -03 2014

Esse é um assunto muito bom para se discutir.

Cada um forma sua teoria como quer; ou como determina sua cultura.
Admito, de mera observação, que a maioria das pessoas tende a crer
naquilo que já crê. Tais pessoas somam evidência de observações
parciais, fechando os olhos àquilo que não se encaixa na sua teoria e
filtrando o que "confirma". A expressão que mais se ouve é "provar"
alguma ideia, com base em "evidência".

Eu me junto a muitos cientistas achando que evidência "a favor" não
prova coisa alguma. Já a evidência contrária é suficiente para se negar
uma teoria. Incluo entre os "muitos cientistas", claro, o Fisher.

Um exemplo de falsa prova, que cito por ser exemplar, é a lenda do
"santuário" de Lourdes, na França, relatado no livro de 1995, do Carl
Sagan: /*The Demon-Haunted World: Science as a Candle in the Dark.
*/Vale a pena procurar a estorinha. Esse tipo de falsa prova é o que
leva ao que chamamos de crendices. (Mas tenho respeito por crendices, no
bom sentido. Tenho dito que a diferença entre religião e crendice é:
religião é a minha; todas as outras são crendices :-))  )

Procedimentos não sustentáveis de "provas" e de elaboração de
"evidências" estão bem descritos, com ironia, quase humor, no livro de
Taleb (The Black Swan). Para Taleb, por falha que possa ser, sobra
apenas a refutação de hipóteses (teorias), baseadas em evidência contrária.

Dito isto, junto o seguinte. Estamos acostumados aos testes de
hipóteses, construindo H0 que deve ser refutada, com base em níveis de
significância. Pois bem, em ensaios clínicos, em testes de não
inferioridade, exige-se uma aparente "troca" de H0 e H1, para
garantir-se que a decisão se dê pela evidência... contrária. Este tipo
de teste, tão singelo, costuma "fundir a cuca" de alunos. Não é um
problema estatístico, mas meramente de lógica.

É isso... pode-se discutir muito. E devemos. É até uma discussão
agradável. Nathália, você escreveu que basear decisões em refutações de
modelos é Popperiano. É... mas não só Popper. Há mais gente aqui. E a
prática corrente endossa isso. (O que, aceito, nada prova!)

Ah, gostaria de ter mais tempo e energia para escrever mais, mesmo
enchendo a paciência do amigos.

Um abraço.

Zé Carvalho