[ABE-L] RES: Neale E-Dash prevê vitória de Marina

Marcelo L. Arruda mlarruda em terra.com.br
Seg Set 22 11:19:49 -03 2014


Voltamos ao mesmo ponto: o Nate Silver não "previu a vitória do Brasil na Copa" (o que significaria dar 100% de probabilidade para o Hexa), mas simplesmente calculou para a Seleção Brasileira a maior probabilidade de título dentre as 32 seleções concorrentes!

A conversa roda, roda, roda e volta sempre para o mesmo vício de confundir "esse resultado é o mais provável" com "esse resultado VAI ACONTECER" e "esse resultado aconteceu" / "esse resultado não aconteceu" com "acerto" e "erro"!

No Chance de Gol, mais precisamente na página http://www.chancedegol.com.br/numeros.htm , exibo medidas de qualidade das previsões, todas calculadas com base no longo prazo (i.e. em cima de milhares de jogos para os quais calculei probabilidades) e não em cima da observação individualizada do resultado ocorrido a cada jogo.

Se eu digo que uma moeda tem 80% de chances de cair com a cara para cima, o que vai me dizer se estou certo ou errado (agora sem aspas) não é a face que aparecerá se eu jogr essa moeda uma vez neste momento, mas a proporção observada de caras a longo prazo. Fazendo as devidas adaptações para o caso do futebol, onde são analisadas "moedas com três faces" (vitória, empate e derrota) e com probabilidades diferindo de "moeda" (jogo) para "moeda" (jogo), o que exibo na página supra linkada é exatamente esse raciocínio!

E é esse tipo de análise que eu acho que deveria ser realizada com os dados eleitorais do Nate Silver e, futuramente, com os do Neale!

Marcelo
  ----- Original Message ----- 
  From: Luiz Sergio Vaz 
  To: 'Jose Carvalho' ; abe em lists.ime.usp.br 
  Sent: Monday, September 22, 2014 9:53 AM
  Subject: [ABE-L] RES: Neale E-Dash prevê vitória de Marina


  Bom dia a todos,

  Não só o Nate Silver previu a vitória do Brasil na Copa, mas diversos modelos. Lembro que botei, como vencedor, os de maior probabilidade e fiquei muito mal classificado no bolão que participei.

  Independente disso, gosto de ver o trabalho do Neale. Ele vem mostrando bem as tendências. Agora, se vai dar Marina, não sei. É o evento mais provável, mas não é certo e a eleição não será hoje.

   

  Abraço,

  Luiz

   

  De: abe [mailto:abe-bounces em lists.ime.usp.br] Em nome de Jose Carvalho
  Enviada em: segunda-feira, 22 de setembro de 2014 09:25
  Para: abe em lists.ime.usp.br
  Assunto: Re: [ABE-L] Neale E-Dash prevê vitória de Marina

   

  E o Nate Silver, com seu método, deu altíssima probabilidade do Brasil sagra-se campeão na Copa da FIFA. Por que não se menciona isso aqui? Apenas a vez em que ele acertou os resultados de eleições em muitos estados americanos é citada? Como diz o (este sim grande) Nassim Taleb, trata-se de um "vício de seleção" - o povo acredita em "fatos que 'comprovem' suas prévias crenças". Bem ao contrário do método científico, que busca desprovar hipóteses. Pode ser que este problema afete igualmente cientistas desta lista?

  Abs

  Zé Carvalho



  On 09/22/2014 08:35 AM, Raphael Nishimura wrote:

    Concordo com o Neale e o Marcelo: dizer que Marina tem 58% de chance de vitória é diferente de dizer que ela vai ganhar a eleição. Ou seja, como todos sabemos, se ela não ganhar, não quer dizer que o Neale errou, pois existia uma probabilidade de 42% de ela não ganhar. 

     

    Mas, simetricamente, se ela ganhar, o Neale também não poderá afirmar que ele acertou, certo?

     

    Só estou levantando esse ponto porque Nate Silver, em quem Neale aparentemente se inspirou, fez fama nas eleições de 2012 nos EUA justamente por "prever corretamente" nos 50 estados e distrito de Colúmbia o vencedor. E o "prever corretamente" foi interpretado justamente como tendo o candidato efetivamente vencedor na eleição daquele estado como aquele que o modelo dele apontava ter probabilidade maior que 50% de vencer naquele estado. 


    Um abraço,

    Raphael

     

    Em Domingo, 21 de Setembro de 2014 17:15, Marcelo L. Arruda <mlarruda em terra.com.br> escreveu:

     

    Esse é um problema sério com que freqüentemente lido no Chance de Gol.

     

        Para os estatísticos, o significado de "prever" pode ser longamente discutido e não vou abrir essa discussão agora.

        Para o "povão", porém, "prever" significa cravar antecipadamente algo que vai acontecer, ou seja, "adivinhar", "profetizar", "vaticinar"! E aí sempre cabe a observação (nem sempre apreendida pelo interlocutor) de que 58% de probablidade de vitória de X não é o mesmo que afirmar categoricamente que X VAI GANHAR!

     

    Marcelo

      ----- Original Message ----- 

      From: Luis Paulo Braga 

      To: Neale El-Dash ; Lista da ABE 

      Sent: Sunday, September 21, 2014 4:44 PM

      Subject: Re: [ABE-L] Neale E-Dash prevê vitória de Marina

       

      Qual o significado do verbo prever? 

       

       

      Em 21 de setembro de 2014 10:59, Neale El-Dash <neale.eldash em gmail.com> escreveu:

      Olá Luis, obrigado por postar a "mini" reportagem. 

       

      Só um comentário: 58% de chance de vitoria é diferente de prever vitória! 

       

      Abraço

       

      Em 21 de setembro de 2014 10:53, Luis Paulo Braga <lpbraga em geologia.ufrj.br> escreveu:

      Veja 

      A pesquisa das pesquisas

      Desde que Marina Silva entrou na disputa eleitoral, já foram divulgadas 33 pesquisas registradas na Justiça Eleitoral, de cinco institutos. Esses levantamentos mostram o que os analistas chamam de uma "fotografia do momento", mas dizem pouco sobre o que pode acontecer no futuro. Para tentar apontar as chances de vitória de cada candidato, o estatístico Neale El-Dash, ex-diretor de pesquisas do instituto Ipsos nos Estados Unidos, adaptou para o Brasil o método utilizado pelo matemático americano Nate Silver na eleição de 2012, quando ele acertou os resultados em todos os cinquenta estados americanos.

      Por meio do cruzamento dessas 33 pesquisas, inclusive a do Datafolha divulgada na sexta-feira passada, o estatístico fez 15000 simulações em um programa de computador que permitiram chegar aos cenários com maior probabilidade de se concretizar. O trabalho mostrou que Marina tem 58% de possibilidade de vencer a disputa pela Presidência da República, contra 41% de Dilma Rousseff e 1% de Aécio Neves. A pesquisa de El-Dash deu pesos diferentes a cada levantamento, a partir de variáveis que abrangeram desde o tamanho da amostra utilizada até o histórico de aceitos de cada instituto. À medida que se aproxima a data da eleição, também muda, por exemplo, a influência da margem de erro dos levantamentos.

       

      _______________________________________________
      abe mailing list
      abe em lists.ime.usp.br
      https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe





       

      -- 

       

      There are two routes to success in soccer. One is being good. The other is being lucky. You need both to win a championship. But you only need one to win a game. (The numbers game)


      -----------------------------------------------
      Neale Ahmed El-Dash
      Doutor em Estatística
      Celular: +55 19 998893939
      Email: neale.eldash em gmail.com 

       


--------------------------------------------------------------------------

      _______________________________________________
      abe mailing list
      abe em lists.ime.usp.br
      https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe

     

    _______________________________________________
    abe mailing list
    abe em lists.ime.usp.br
    https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe

     






_______________________________________________abe mailing listabe em lists.ime.usp.brhttps://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe 



------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  abe mailing list
  abe em lists.ime.usp.br
  https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20140922/57775156/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe