[ABE-L] RES: Neale E-Dash prevê vitória de Marina

Marcelo L. Arruda mlarruda em terra.com.br
Seg Set 22 12:56:58 -03 2014

Permita-me discordar, Alexandre.

P(A) = 1 significa que temos uma moeda com duas caras, ou que a
pontuação atual do primeiro colocado de um campeonato é superior ao
máximo a que o segundo pode chegar, ou ainda que estamos falando em cima
de uma informação passada e conhecida (o resultado final das apurações
das eleições, por exemplo).

Por outro lado, o vício que muita gente comente é, em notação
probabilística, confundir P(A) > P(A^c ) com P(A) = 1. Ou, ainda mais
grave, se tivermos um conjunto de n > 2 resultados possíveis (e, só para
lembrar, na Copa do Mundo tínhamos n = 32 e nas eleições presidenciais
deste ano temos, a rigor, n = 9), confundir P(A1) = max(P(A1), P(A2),
..., P(An)) com P(A1) = 1!

Ou seja, P(A) = 1 é, sim, sinônimo de certeza absoluta, de afirmação que
o evento inexoravelmente VAI ocorrer.  Mas isso é óbvia e totalmente
diferente de P(A) > P(A^c ) ou P(A1) = max(P(Ai)), situações em que se
pode falar APENAS que o evento é "esperado ocorrer".

Eu sou fã de Russel e Gödel mas estou certo de que, para nossos
propósitos "mundanos" (que neste momento são, basicamente, esclarecer
que P(cara) = 99% não significa dizer que VAI sair cara e,
conseqüentemente, que a observação de uma coroa não significa "erro"),
não precisamos nos preocupar com definibilidade, com decidibilidade ou
com quem barbeia o barbeiro...

Saudações com probabilidade 1,
Marcelo