[ABE-L] P-valor é banido em uma revista de psicologia social

Richard Santos jamesrichardsantos em gmail.com
Qui Fev 26 15:02:16 -03 2015

Eu também gosto da abertura, visto que em ciência muita coisa é baseada em
modelo apenas teórico, como o modelo de átomo ou o modelo de consciente
inconsciente, ninguém enxerga essas coisas, mas os modelos teóricos vem
conseguindo explicar muito bem por um tempo.
Eu na verdade me referi à possibilidade de eles não saberem que os modelos
estatísticos nos dão probabilidades, e isso ainda dado uma margem de erro e
um nível de significância,, e quem decide o que fazer com as probabilidades
são nós... (60% é suficiente ou não para eu começar uma política pública; a
margem de erro de 5% para mim é boa ou não, o nível de significância é bom
ou não?), e como foi dito, com pressupostos.
Creio que o melhor uso possível da estatística é muito útil sim, mas tem
coisas que ela não faz, como acertas 100% classificações, ela dá
probabilidades, não é ela quem toma a decisão, somos nós.
Richard