[ABE-L] Sobre justificativas nos pareceres do Edital Universal

Fábio Mariano Bayer fabiobayer em gmail.com
Qui Dez 6 10:08:28 -03 2018

Prezados,

Não entrarei no mérito sobre os pareceres/textos subjetivos recebidos nesse
julgamento. Os pontos foram muito bem exemplificados pelos e-mail
anteriores.

Esse resultado da chamada Universal preocupa-me sobremaneira pela baixa
(quase nula) representatividade da Estatística entre os contemplados.
Analisando a lista final do Comitê da Matemática e Estatística, é possível
identificar os seguintes números:

Faixa A (até 30 mil): 34 contemplados sendo apenas um (1) da Estatística
Faixa B (até 60 mil): 26 contemplados sendo zero (0) da Estatística
Faixa C (até 120 mil): 11 contemplados sendo zero (0) da Estatística

Obs.: Essa identificação é minha, com ajuda de outros colegas, olhando nome
a nome. Se tiver algum equívoco, por favor, me desculpem e nos apontem o
erro.

Ou seja, do total de 71 aprovados apenas uma dessas propostas é da
estatística (e na faixa mais baixa). Eu acho esse número constrangedor e
perigoso para a área da Estatística.

Essa é a real contribuição/representatividade da Estatística (1/71) dentro
do comitê?
Não haveria nenhum outro projeto da área qualificado o suficiente para ser
contemplado?

As respostas às perguntas acima, para um lado ou para o outro, são
preocupantes.

Abraços,
Fábio

Em qui, 6 de dez de 2018 às 08:53, Eufrasio de Andrade Lima Neto <
eufrasio em de.ufpb.br> escreveu:

> Prezado Celso,
>
> imagino o trabalho que a comissão deva ter para julgar tantos projetos.
>
> Entretanto, acho que o sentimento de decepção é geral e não lembro de um
> "desempenho" tão baixo nos projetos da Estatística nos últimos anos.
> Ademais, a percepção de pareceres infelizes e discrepantes merece uma
> reflexão.
>
> No meu caso, também recebemos um feedback de um parecerista, no mínimo,
> infeliz em um projeto do qual sou um dos colaboradores. Nem irei comentar
> os pontos apresentados, mas as justificativas também foram bastante
> [...]

Fábio Bayer

"A big computer, a complex algorithm and a long time does not equal
science." Robert Gentleman