[ABE-L] Saudosismo e Inversão de Mérito

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Sáb Jul 7 12:50:41 -03 2018

Prezados,

Os senhores e senhoras aceitariam em uma defesa de tese de doutorado na
área de probabilidade e estatística que aplicasse uma ANOVA ou um modelo
Bayesiano simples (p~f0, X|p~B(p)) em um problema relevante publicado na
NATURE com centenas de milhares de citações?

Imagino que não. O artigo acima pode ser extremamente relevante para a
ciência, mas isso não lhe confere relevância na área de probabilidade e
estatística.

Agora notem que, segundo o site do CNPq, a bolsa de produtividade tem como
objetivo:

Valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de
> inovação de destaque *em suas respectivas áreas do conhecimento* e *incentivar
> o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade*.

grifos meus. Por isso acredito que o pesquisador de produtividade CNPq é
julgado pelos artigos publicados em revistas internacionais de alto impacto
dentro de sua área. Nós sabemos que algumas revistas são mais fácies de
publicar do que outras, as taxas de rejeição são baixas, as revisões
fracas. Algumas usam formas agressivas para aumentar o fator de impacto.

Um índice interessante para se considerar é o SJR que mede as citações
recebidas em revistas renomadas, pois não adianta ter muitas citações em
outras revistas de baixa relevância.

Seguem alguns:

*Entropy*:
https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=13715&tip=sid&clean=0

*Statistics in Medicine*:
https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=20086&tip=sid&clean=0

*Annals of Probability*:
https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=24724&tip=sid&clean=0

*Annals of Statistics*:
https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=13649&tip=sid&clean=0

*Bernoulli*:
https://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=4700152871&tip=sid&clean=0

basiliopereira em gmail.com>:

> [...]
>

> O argumento eh uma falacia obvia!

> metricas de avaliacao a fazer exatamente isto;

> com a alugacao de erro de interpretacao.
>

>  Mais do um afalacia, este ah um argumento de
>
> manipulacao, que eu considero profundamente desonesto.
>
> Tecnicamente este tipo de argumento manipulativo recebe o
>
> nome do ``Double-Bind'' ,  e foi estudado em profundidade
>
> pelo antropologo e filosofo Gregory Bateson.
>

> Da Wikipedia:
>
>  ``Double binds are often utilized as a form of control
> without open coercion -- the use of confusion makes
> them both difficult to respond to as well as to resist.''

Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
Department of Statistics,
Institute of Mathematics and Statistics,
University of São Paulo, Brazil.