[ABE-L] Saudosismo e Inversão de Mérito

Francisco Cribari cribari em gmail.com
Sáb Jul 7 14:37:06 -03 2018

Caro Alexandre,

Entendi sua colocação. Permita-me, todavia, retornar ao QUALIS. Tomemos o
SCR que você mencionou. Na Matemática há revista com SJR = 1.193 que é A1.
Na Estatística, em contraste (só para pegar uns poucos exemplos);

REVISTA                                          SJR  QUALIS
Computational Statistics and Data Analysis      1.396   B1
International Journal of Forecasting            1.879   B2
Journal of Econometrics                         5.191   B2
Journal of Statistical Planning and Inference   1.226   B1
Journal of Statistical Software                13.802   B1

Noto que a Estatística está, inclusive, em desvantagem relativa em relação
à Probabilidade. Tome, e.g., o Journal of Statistical Physics. Seu SJR é
0.930 e sua classificação QUALIS é A2. (Interessantemente, o Journal of
Statistical Physics está classificado em sete áreas e a única que o coloca
no estrato A é a nossa, ou seja, a Matemática / Probabilidade e
Estatística.)

Isso reforça o fato de que há várias distorções no nosso QUALIS. Em teor
relativo e em média, elas tendem, entendo, a ser desfavoráveis à
Estatística. Isso terá, prevejo, desdobramentos negativos para nossa área
no futuro, tanto na CAPES quanto no CNPq.

Abraços, FC

cc: Prof. Luis Renato G. Fontes, membro do CA-MA do CNPq (área:
Probabilidade e Estatística)
     Profa. Nancy Lopes Garcia, membro do CA-MA do CNPq (área:
Probabilidade e Estatística)