[ABE-L] Pesquisa da Andifes

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Qua Jun 5 17:38:54 -03 2019

Prezados,

Foi divulgada a V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos
(as) Graduandos (as) das IFES (veja relatório de 162 páginas:
http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf
).

A amostra foi composta por alunos que preencheram um questionário
eletrônico. As universidades ajudaram na divulgação da pesquisa.

Encontrei na internet várias entidades convocando alunos bolsistas a
responderem para manter programas assistenciais. A que mais me chamou
atenção foi a seguinte:

Por esta razão, além de concorrer a um prêmio, os estudantes da UFRR devem
> sentir-se motivados a responder a pesquisa para garantir a continuidade do
> Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o qual proporciona aos
> discentes em situação de vulnerabilidade econômica a assistência necessária
> para garantir a permanência no Ensino Superior. (
> http://www.jornalroraimahoje.com.br/index.php/geral/educacao/5306-ufrr-estimula-academicos-a-participarem-da-v-pesquisa-de-perfil-dos-graduandos-das-ifes-2018
> )

Um pequeno apanhado das divulgações estão anexadas. Um video que me chamou
atenção foi a mensagem da pró-reitora para Assuntos Estudantis, professora
Ana Cabral, em que ela motiva o aluno para: "garantir inclusive a
manutenção das bolsas de assistência estudantis" (
https://www.youtube.com/watch?v=2t9fysLzGrY)

Essas e outras divulgações podem ter estimulado um tipo de aluno a
responder a pesquisa: os bolsistas ou pretendentes a bolsistas e estudantes
que participam (ou pretendem participar) de programas estudantis.

Eu fiz um pequeno texto comentando como o viés de seleção pode influenciar
os resultados inferenciais (
https://medium.com/@agpatriota/efeitos-do-vi%C3%A9s-de-sele%C3%A7%C3%A3o-amostral-um-estudo-de-caso-ea6721b6a4cd).
Esse texto pode ajudar os alunos de inferência a compreenderem como o viés
de seleção amostral influencia nas inferências.

Uma solução: fazer uma pesquisa censitária na qual as universidades
obrigariam os alunos a responderem os questionários no período de
matrícula. Assim se evitaria os efeitos de divulgações inadequadas. Veja
quantos alunos responderam a pesquisa por instituição na figura anexada
(Alunos-por-instituicao.png)

Abraços,

Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
Department of Statistics,
Institute of Mathematics and Statistics,
University of São Paulo, Brazil.
@agpatriota <https://twitter.com/agpatriota>