[ABE-L] Ciência de Dados

Hedibert Lopes hedibert em gmail.com
Qui Out 3 13:29:47 -03 2019


Boa tarde pessoal,

Gostei muito das colocacoes ate agora e concordo que devemos nos envolver
de forma agressiva nessa discussao.  Mudar os curriculos de estatistica e'
uma necessidade impar, nao somente pelas "ciencias de dados" mas tambem
pela evolucao da estatistica em si nos ultimos 30 anos somente.
Entretanto, essa e' outra discussao, talvez pra um outro momento.

Acho que agora temos dois pontos importantes a atacar: 1) Melhor marketing
da estatistica que ja' temos hoje, que ja' e' bem boa, para melhor colocar
os estatisticos (nao so' os de carteirinha, todos os "estatisticos") dentro
das empresas/industria e assim proliferar o pensamento metodologico e
cientifico que as ciencias estatisticas desenvolveram nos ultimos 150
anos.  Essa transferencia de conhecimento tornara' as empressas/industrias
ainda mais cientes da importancia do estatistico completo, nao somente
daquele que sabe rodar e mais ou menos ler a proc ABC, a rotina CDE ou os
pacotes bayeslm e stochvol no R (propaganda descarada!). No maximo, o
cientista de dados tipico de hoje conseguira usar as tecnicas ja' bem
estabelecidas para problemas ja' bem conhecidos.  O problema e' que
problemas novos aparecem todos os dias e novas formas de abordar esses
problemas tambem!  Enfim, 2) Abracarmos de uma ver por todas a analise
exploratoria de dados (e de sumarizacao e visualizacao de
resultados/modelos tambem) como um dos pilares da estatistica como
ciencia.  Sem ela somos apenas matematicos estatisticos (sem prejuizo aos
que se dedicam sua vida a isso).  Esse protagonismo envolve mais
treinamento em manipulacao/manutencao de bases diversas de dados nos mais
variados meios, em mais capacidade computacional e grafica, bem como mais
treinamento na modelagem de alta dimensionalidade e/ou alta complexidade.
Enfim, temos a faca e o queijo (e o pao, indispensavel!) nas maos.  O que
vamos fazer?

Abracos,
Hedibert
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