[ABE-L] Simulating an epidemic

Alexandre Galvão Patriota patriota em ime.usp.br
Dom Abr 5 18:06:25 -03 2020

Abaixo veja a evolução do número de mortos por continente. Alguns tem me
perguntado como fiz para simular os dados:

Usei o modelo epidemiológico compartimental. A dinâmica ocorre por
compartimentos, a saber
Susceptíveis -> infectados -> {Mortos, Recuperados}

A dinâmica de entrada em e saída de cada compartimento são definidas por
meio das equações diferenciais. Para simular os dados basta definir as
probabilidades de passar de um compartimento para outro.

1. Gerei números aleatórios dentro de um cenário.
2. As partículas andam conforme um passeio aleatório dentro do cenário.
3. Todos são susceptíveis e escolho aleatoriamente alguns que serão
infectados. Eu posso começar com um infectado, por exemplo.
4. Defino a probabilidade de que um susceptível seja infectado se ele
entrar em contato com um infectado (a uma certa distância pré-definida).
5. Defino probabilidades de um infectado morrer a cada passo ou se
recuperar ou continuar como infectado.
6. Deixo o sistema rodar até atingir 500 iterações.

[image: Evolucao-mortos-Continente.gif]