[ABE-L] exercício ilegal da profissão

Julio Trecenti julio.trecenti em gmail.com
Ter Jul 14 16:42:50 -03 2020

Olá, Gustavo, tudo bem?

Agradeço pela pergunta. De fato, eu faço parte do sistema há pouco tempo e
certamente esse está em debate desde antes que entrei. Alguns conselheiros
já me disseram que é um assunto de mais de 20 anos.

O que consigo contribuir com o tema é que esse ano o conselho federal votou
favoravelmente à abertura de registro de mestres e doutores. O conselho
federal pediu aos regionais para contribuírem com sugestões. Uma delas foi
o CONRE-6, que enviou o documento em anexo.

No momento, faltam braços para operacionalizar. As tarefas específicas são
i) elaborar/aprovar uma minuta de resolução regulando o tema, ii) elaborar
um manual para operacionalizar e treinar todos os conselhos regionais,
levando em conta os possíveis *corner cases* (e.g. doutorado fora,
doutorado sanduíche etc), iii) aplicar projeto piloto e iv) colocar em
produção.

Atenciosamente,

--Julio