[ABE-L] Edital de Produtividade em Pesquisa (PQ) CNPq

Fábio Mariano Bayer fabiobayer em gmail.com
Ter Jun 16 19:56:18 -03 2020

Prezados Marcos e demais colegas,

Muito grato por jogarem luz sobre esse problema. A análise feita pelo
Marcos é perfeita e eu assino embaixo. Eu já estava por enviar mensagem
semelhante.

Além do BJPS, que o Marcos bem coloca, estão fora da lista periódicos de
maior prestígio que outros listados. Só para exemplificar, Journal of
Statistical Planning and Inference e Statistics and Probability Letters
estão fora, assim como vários periódicos IEEE mais estatísticos (entraram
só os mais matemáticos). Certamente essa minha lista não é exaustiva; cada
um de nós identificará vários periódicos importantes que não estão
listados.

Sinceramente, acho isso no mínimo desrespeitoso. Trata-se de uma pá de cal
jogada em cima da estatística brasileira após vários anos muito
desfavoráveis (dentro do CNPq).

Obs.: Apenas acho que você se enganou sobre a seguinte regra:
"a) ter publicado pelo menos 10 (dez) trabalhos científicos em periódicos
científicos com fator de impacto maior ou igual a 2, figurando em cinco (5)
destes como primeiro/último autor ou segundo/penúltimo autor;"
Não encontro isso nas regras do CA-MA, mas sim do CA-MD.

Abraços preocupados!

Fábio Bayer

"A big computer, a complex algorithm and a long time does not equal
science." Robert Gentleman