[ABE-L] lockdown

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Seg Mar 29 13:20:55 -03 2021

Prezado Gauss,

Parabéns pelos comentários. Realmente o lockdown perfeito teria que
funcionar por consequência de como o vírus se propaga.

Eu fiz algumas simulações para mostrar o que já era esperado (veja aqui
https://www.ime.usp.br/~patriota/Covid19.html). Elas me ajudaram a entender
melhor como os modelos epidemiológicos (SIR SEIR etc) funcionam e suas
limitações. Vou fazer um vídeo explicando essas simulações quando sobrar um
tempo.

O problema que vejo é como aplicar um lockdown na prática e no contexto da
pobreza brasileira generalizada. Deve ser extremamente desconfortável morar
em uma casa pequena com mais de 5 pessoas. As pessoas mais pobres
provavelmente não vão conseguir ficar dentro de suas casas por muito tempo,
como preconiza a política do lockdown.

Sobre o artigo, eu o li na diagonal. Notei que os autores tentam
correlacionar o "índice de distanciamento social" e o número de mortos 39
dias "no futuro" por meio de um modelo SIR (que muito provavelmente não é
adequado para os dados observados pois os coeficientes devem variar no
tempo por mudanças de políticas públicas). Uma outra questão é que usaram
os dados do Brasil todo e isso pode confundir os resultados. Por exemplo,
se um estado faz lockdown o outro não, então enquanto o número de óbitos
pode crescer de um lado e diminuir após 20-40 dias no outro. Poderiam ter
estudado nos níveis municipais ou estaduais. Outro ponto importante é que
eles desconsideraram apenas os últimos 5 dias por possíveis problemas de
subnotificação, mas a subnotificação ocorre no último mês inteiro.

Eu tenho receio de analisar esses dados, pois há muitas variáveis que
interferem no número de óbitos que não são mensuradas e/ou não estão
facilmente disponíveis e/ou tem erro de medida. Os modelos SIR e SEIR (e
outros que inserem covariáveis como o binomial negativo para modelar o
número de mortos) provavelmente não conseguem explicar a variabilidade dos
dados observados.

Aproveitando para divulgar a atualização do número de óbitos (comparando
Brasil com outros 12 países):
https://www.youtube.com/watch?v=z9Y-rNSYXws

Em qua., 24 de mar. de 2021 às 20:18, 'Gauss Cordeiro' via abe-l em ime.usp.br
<abe-l em ime.usp.br> escreveu:

> https://marcozero.org/cientistas-apontam-erros-em-estudo-contra-lockdown-de-professor-da-ufpe-publicado-em-sites-bolsonaristas/

Prof. Dr. Alexandre G. Patriota,
Department of Statistics,
Institute of Mathematics and Statistics,
University of São Paulo, Brazil.