[ABE-L] Discussão sobre transparência de algoritmos

Doris Fontes dsfontes em gmail.com
Ter Fev 7 02:15:03 -03 2017

Um jornalista nos procurou (no CONRE-3) para comentar sobre este algoritmo,
sobre probabilidades, reclamando que o STF recusou-se a fornecer detalhes
sobre os pesos. Acabamos não respondendo, porque o prazo era curto demais
para tentar contatar o STF e analisar qualquer coisa. Apenas observamos que
um sorteio com peso, sem que divulguem claramente os critérios e valores
dos pesos, está fadado a questionamentos por falta de transparência.

Mas há duas reportagens da FOLHA que comenta sobre esses pesos:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/02/01/sorteio-de-relator-da-lava-jato-sera-eletronico-entenda.htm

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/1855111-sorteio-no-stf-depende-de-volume-de-processos.shtml

Doris