[ABE-L] RES: Eleições

Luiz Sergio Vaz luizvaz em sarah.br
Seg Out 6 11:58:31 -03 2014


João, na minha visão o valor de 33% não está no caminho dessa tendência. É um ponto fora do modelo. Algo não captado pela amostragem.

O percentual do dia 04/10 foi de 22% (Datafolha) e 24% (ibope). Em relação ao Datafolha, a diferença foi de aproximadamente 12%. Isso representa aproximadamente 12.000.000 de votos! Será que 12.000.000 de pessoas mudaram o voto no último dia ? Não acredito que tenha sido isso.

Acho que vale discutir o tema, pela importância de seus efeitos.

Luiz

De: João Daniel Duarte [mailto:jdanielnd em gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 6 de outubro de 2014 10:38
Para: Luiz Sergio Vaz
Cc: abe-l em ime.usp.br
Assunto: Re: [ABE-L] Eleições

Acho que muito vem da má interpretação dos resultados. As pesquisas mostram a intenção de voto naquele momento, mas não incorporam tendência. O Aécio apresentou uma clara tendência de crescimento nas últimas semanas, mas ela não é incorporada aos resultados.

Em 6 de outubro de 2014 10:15, Luiz Sergio Vaz <luizvaz em sarah.br<mailto:luizvaz em sarah.br>> escreveu:
Bom dia,

Fui dormir perplexo com o resultado oficial das eleições para presidente. Talvez a metodologia empregada não estaria adequada para uma eleição majoritária para Presidente. O Brasil é um pais imenso e multi - tudo: multicultural, multirracial e multivariado. Talvez essa característica esteja prejudicando os institutos.

As pessoas sempre nos perguntam porque os Institutos de pesquisa erram tanto. E os que me perguntam sempre jogam a conta para a ciência Estatística. Hoje alguém, com certeza, vai me contar pela n-ésima vez que aquela estorinha: há três mentiras universais e uma delas é a Estatística. Na boca de urna, o IBOPE só passou perto dos 22% da Marina*.

Acho que a comunidade estatística, através de suas Associações e Conselhos profissionais, deveriam tomar partido por uma estatística melhor nessa área. Quem sabe fazer uma avaliação oficial dos resultados (pesquisa x urna) . A sociedade brasileira e os estatísticos agradeceriam.

Abraço,
Luiz


*Segundo a pesquisa de boca de urna do Ibope, com 5.000 entrevistados, a presidente teria confirmado seu favoritismo e recebido 44% dos votos válidos, contra 30% para Aécio. Marina Silva (PSB), que até pouco tempo aparecia à frente de Aécio nas pesquisas de intenção de voto, viria em terceiro, com 22% dos votos válidos.


_______________________________________________
abe mailing list
abe em lists.ime.usp.br<mailto:abe em lists.ime.usp.br>
https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/abe

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.ime.usp.br/archives/abe/attachments/20141006/4e35a554/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão abe