[ABE-L] PERMUTABILIDADE

Alexandre Galvão Patriota patriota.alexandre em gmail.com
Qui Out 23 23:00:50 -03 2014

Prof. Carlinhos,

grato pela resposta e provocações. Vou apenas pontuar para ficar mais facil:

1. "Com relação a permutabilidade ninguém disse, que eu me lembro, que é
uma propriedade Bayesiana."

Não foi dito na lista, mas já escutei de vários colegas que o Teorema de De
Finetti dá sustentação a distribuições a priori para o parâmetro. Isso não
é válido para o parâmetro do modelo estatístico clássico, que nada tem a
ver com variável aleatória, é apenas um indexador de medidas de
probabilidades.

2. A permutabilidade é aplicada na sequência de variáveis aleatórias X1,
X2, ... todas definidas no mesmo espaço de probabilidade. No caso de um
modelo estatístico clássico temos uma família de probabilidades  e portanto
o conceito de permutabilidade deve ser aplicável a cada uma das medidas
desta família.

3. "DEUS não manda parâmetros para nossos modelos.  Todos os nossos modelos
são nossas conjecturas que podem vir de permutabilidade."

Concordo, porém os modelos podem ser derivados de outros princípios, com ou
sem permutabilidade. Deus não manda parâmetros, nem espaços de
probabilidade, nem a matemática, nem a lógica, nem a linguagem. Tudo é
invenção humana para poder sobreviver...

4. "É claro que meu colega Alexandre vai dizer que existe uma constante
fixada que para ele é o parâmetro populacional que por acaso DEUS mandou e
não contou."

Negativo. seu chute passou longe... Talvez esse meu texto aqui
<http://stats.stackexchange.com/questions/26450/why-does-a-95-ci-not-imply-a-95-chance-of-containing-the-mean/81011#81011>
ajude a esclarecer o que eu penso sobre modelos verdadeiros. Para quem não
tiver paciência de ler vai a dica: o mecanismo que gera os dados
dificilmente é probabilístico, dificilmente poderá linguisticamente
representável, mas por praticidade alguns consideram probabilidades, outros
possibilidades, outros plausibilidades outros uma função que apenas da uma
ordem parcial não-numérica nos subconjuntos. Enfim, para mim é óbvio não
existe *a* verdadeira probabilidade, nem um *o* mundo ideal de Platão, nem
*a* verdadeira interpretação dos fatos, nem* a* forma correta de resolver
um problema, nem *o* princípio ideal para todas as situações.

Sobre "verdade" recomendo leitura do texto "Sobre a verdade e a mentira num
sentido extra moral" do filólogo F. Nietzsche publicado em 1887. Sim, é
possível utilizar a estatística clássica sem postular "modelos verdadeiros".

5. " Como diria meu mestre Lindley, ele fez toda a continha certa, mas as
certamente suas razões estão muito erradas."

Ummm: então o certo deve ser aquele que segue os mesmo princípios do
Lindley, ou seja, aquele que aperta os mesmos botões que o Lindley aperta.
Certamente eu não aperto os botões que o Lindley aperta. Portanto,  não
faço parte da turma, o almoço não será de graça...

Recomendo fortemente estudar os sistemas postulacionais puros inventados
por Douglas Hofstadter* "M I U" e "pq-". É interessante notar as limitações
da matemática e das interpretações com exemplos tão simples. Isso é
aplicado aos que dizem que probabilidade *deve* ser utilizada para modelar
todo o tipo de incerteza (i.e., os seguidores do Lindley), isso é extensão
indevida de um sistema em outro...

Abraços filológicos,
Alexandre.

* Livro: Gödel, Escher, Bach: An Eternal Golden Braid