[ABE-L] Simulating an epidemic

Alexandre Galvão Patriota patriota em ime.usp.br
Qui Abr 23 19:55:54 -03 2020

Prezados

Muita gente tem usado modelos epidemiológicos para tentar prever pontos de
inflexão das curvas de mortos e infectados. Entretanto, os dados são
ruídosos, há subnotificação e problemas de classificação. Resolvi fazer uma
simulação para verificar como esses modelos "preveem" futuro quando há um
ruído nos dados (sem considerar erros de classificação e subnotificação).
Fiz mil simulações de Monte Carlo sob 9 cenários com ruído em se observam
dados até os tempos 10, 20, ..., 90. O pico dos infectados (linha vermelha)
está no tempo = 115.

Os resultados são os esperados. Quanto mais distante do ponto que se quer
estimar, pior ficam as previsões. Os resultados começam a ficar precisos só
quando estamos muito próximo do alvo. Inseri bandas de 95% de confiança
(linhas tracejadas) para se ter uma ideia da variabilidade. A linha preta
vertical indica o inicio das previsões. Antes da linha preta tracejada
vertical, estão os dados observados em cada simulação em que a estimação é
baseada.

a) Curvas de modelo SIR em que baseei a simulação

[image: graf.jpg]

b) Resultados das simulações (linhas cheias em branco indicam a verdadeira
curva, linhas pontilhadas indicam o valor mediano das curvas estimadas,
linhas tracejadas indicam as bandas de confiança)

[image: MC-simulation.jpg]
Agora imagine perturbando os dados para tentar representar subnotificação,
erros de classificação e todos os problemas da realidade dos dados.
Claramente os resultados seriam bem piores.

Att
Alexandre